Após 11 discos da banda sueca de Death Metal Melódico Hypocrisy, “End Of Disclosure” foi lançado em 2013 pela gravadora Nuclear Blast. O vocalista Peter descreveu o álbum como “back to basics”, depois de refletir sobre discos anteriores, para os quais ele sentiu que a banda se perdeu um pouco. Mesmo assim, este álbum recebeu diversas críticas positivas no mundo inteiro.

Minha opinião: A primeira faixa “End Of Disclosure”, não é uma das mais rápidas e pesadas e também não é um “Death Metal Old School”, na verdade, nem uma das músicas deste álbum é. Se trata de um Death Metal Melódico de qualidade.
“Tales Of Thy Spineless” é mais rápida e a minha favorita. Em alguns momentos vejo influências de Black Metal Sinfônico, principalmente nos vocais e teclados, mas ainda assim, são bem originais.

Na próxima, “The Eye”, segue as mesmas características que mencionei sobre a faixa anterior. A diferença é que essa não é tão rápida e eles acertaram no refrão que é bem pegajoso. Em “United We Fall”, o destaque é para os riffs e os efeitos que são detalhes que fazem todo o diferencial. “44 Double Zero” é um pouco diferente, marcada principalmente pelos vocais mais rasgados e menos efeitos, diferente da “Hell Is Where I Stay” que até cansa um pouco. Nas últimas “The Return” e “Living Dead”, há momentos rápidos e lentos, às vezes até lembra bandas de Doom Metal, mas como eu disse desde o início, eles tem características orginais, o que considero importante. Por fim, é um disco bom e com excelentes músicas, mas algumas bem repetitivas.

Hypocrisy – End Of Disclosure
Data de Lançamento: 22/03/2013
Gravadora: Nuclear Blast

Tracklist:
01. End Of Disclosure
02. Tales Of Thy Spineless
03. The Eye
04. United We Fall
05. 44 Double Zero
06. Hell Is Where I Stay
07. Soldier Of Fortune
08. When Death Calls
09. The Return

Formação:
Peter Tägtgren – Vocal, guitarra
Mikael Hedlund – Baixo
Reidar “Horgh” Horghagen – Bateria