Imagino que todos aqueles que são músicos, ou mesmo os que não são, mas tem uma mínima noção de instrumentos musicais, já fizeram aquela jam despretensiosa só para tirar um som que curte entre amigos né? Seja com uma banda completa ou só em uma roda de violão.
Agora, imaginem se você consegue levar essa “banda de jam” para gravar um disco e sair em turnê por aí tocando os grandes clássicos do rock para multidões? Bom, foi exatamente isso que o Hollywood Vampires conseguiu.
O projeto Hollywood Vampires surgiu após Alice Cooper, Joe Perry (guitarrista do Aerosmith) e o ator Johnny Depp se reunirem para se divertir na noite, e decidirem formar uma banda juntando grandes estrelas do rock para gravar covers de grandes clássicos, tendo surgido assim o álbum homônimo do grupo em 2015, o primeiro deles.
Além desses covers (os quais irei falar especificamente daqui a pouco), o álbum também contou com três faixas inéditas, sendo elas as “The Last Vampire”, “Raise the Dead” e “My Dead Drunk Friends”. E essas faixas serão os elos principais para o nosso raciocínio em relação ao álbum.
Começando com as “The Last Vampire” e a “Raise the Dead”, que são as faixas de abertura. A primeira se trata de uma intro com narração do saudoso ator Christopher Lee, que ao se juntar com a “Raise the Dead” (primeira faixa cantada do trabalho) representam o acordar dos “vampiros” para uma grande festa do rock.
Mas aí vocês me perguntam: “como assim?”
Bom, vampiros são criaturas imortais, certo? Então, no caso, os “vampiros” aos quais eles se referem são todos os grandes nomes que foram eternizados no rock, principalmente aqueles já falecidos (mas não apenas eles), sendo assim, ambas as faixas são um ‘chamado” para que todos os vampiros da música pesads acordem e se juntem para essa grande celebração, se iniciando assim a execução dos covers.
Agora pulando direto para a última faixa, a “My Dead Drunk Friends” tem justamente aquela sonoridade de “fim de festa”, como se todo mundo já tivesse detonado todos os barris de cerveja da casa, estando já em um estado de completa embriaguez beirando ao coma alcoólico, representando o retorno de todos os vampiros a suas “covas”.
Agora, e sobre os covers?
Bom, não há muito o que se falar especificamente sobre cada um, pois se trata de cover de clássicos tocados por uma galera graúda e completamente competente, então, não havia o que dar errado.
No álbum, tivemos cover do The Who (My Generation), do Led Zeppelin (Whole Lotta Love), do T.Rex (Jeepster), do John Lennon (Cold Turkey) e até do próprio Alice Cooper (School’s Out).
Aliás, vale destacar a forma que eles emendaram bem as músicas “School’s Out” e “Another Brick in The Wall”, do Pink Floyd, mesmo tendo tocado apenas o principal refrão da segunda. Pois, eles uniram bem ambas as músicas através de suas temáticas, que criticam o sistema educacional.
Agora, só para citar alguns dos convidados especiais no álbum (pois a lista de músicos envolvidos no projeto é imensa), tivemos participações de Brian Johnson (AC/DC), Slash (Guns N Roses), Perry Farrell (Jane’s Addiction), Robby Krieger (ex-The Doors), Dave Grohl (Foo Fighters), Paul McCartney (ex-The Beatles), e outros.
No mais, o primeiro álbum do Hollywood Vampires foi basicamente uma grande festa entre amigos do rock, que aproveitaram a ocasião para relembrar os velhos tempos tocando juntos as músicas de suas épocas.
Nota: 8,5

Hollywood Vampires – Hollywood Vampires
Data de lançamento: 11 de setembro de 2015
Gravadora: Republic Records
Tracklist
01 The Last Vampire
02 Raise the Dead
03 My Generation (The Who cover)
04 Whole Lotta Love (Led Zeppelin cover)
05 I Got a Line On You (Spirit cover)
06 Five to One/Break On Through (To The Other Side) (The Doors cover)
07 One/Jump Into the Fire (Harry Nilsson cover)
08 Come On and Get It (Badfinger cover)
09 Jeepster (T.Rex cover)
10 Cold Turkey (John Lennon cover)
11 Maniac Depression (Jimi Hendrix cover)
12 Itchycoo Park (Small Faces cover)
13 School’s Out/Another Brick in the Wall (Alice Cooper/Pink Floyd cover)
14 My Dead Drunk Friends
Formação
Alice Cooper – vocal
Johnny Depp – guitarra
Joe Perry – guitarra