
Formada em 1999 em Marlloca na Espanha, Helevorn (que signifca “Cristal Negro”, Lago profundo e escuro no mundo de Tolkien) é uma banda de “Melodic Doom/Death Metal”. Com influências de bandas de Doom Metal dos anos 90, o Helevorn também tem o seu próprio “doom style”.
Sombrio, pesado e melancólico. A banda não tem vocais femininos, apenas algumas participações como da Heike Langhans, da banda Draconian.
O primeiro álbum foi lançado em 2005, “Fragments”, com vocais limpos e guturais e teclado bem marcante. É um excelente disco, mas ainda não mostra o verdadeiro potencial do Helevorn.
O segundo disco é de 2009, “Forthcoming Displeasures”, já tem mais a cara da banda. O som é lento e melancólico, com excelentes faixas como a “From Our Glorious Days”.
Já o terceiro trabalho da banda foi lançado em 2014 “Compassion Forlorn”, com músicas incríveis do início ao fim. A faixa “Burden Me” é fantástica. Com certeza esse é um dos melhores.
O último álbum é de 2019, “Aamamata”, e este já é um pouco mais melódico e com vocais mais limpos. Destaque para a música “Blackened Waves”, mas eu gostei de todas.
Para finalizar, Helevorn é uma banda fascinante de Doom Metal, que com o passar dos anos encontrou o seu potencial para não ser apenas uma cópia das outras.
Como uma fã de Doom Metal, indico a banda. (Espero vê-los um dia no Brasil)
Discografia:
Fragments (2005)
Forthcoming Displeasures (2009)
Compassion Forlorn (2014)
Aamamata (2019)
Membros:
Josep Brunet – Vocal
Samuel Morales – Guitarra
Xavi Gil – Bateria
Enrique Sierra – Teclado
Sandro Vizacaino – Guitarra
Guillem C. M. – Baixo