
Formada em 1999 em Lisboa (Portugal), o Gwydion é uma banda de Folk/Viking Metal com algumas influências de Amon Amarth. Mas essa não é uma banda qualquer, e com certeza é uma das melhores do gênero.
Os temas das músicas são geralmente mitologia nórdica, celta e história portuguesa. O primeiro álbum “Ynys Mön” foi lançado em 2008 pelo selo alemão Trollzorn, já apresentando bastante originalidade e excelente aceitação internacional. As músicas “Rebirth”, “Viking’s Horned Parody” e “Inquisition Queries” são obrigatórias para fãs de Viking Metal.
No final de 2009, a banda já estava gravando seu segundo disco “Horn Triskelion”, e pelo excelente trabalho, fez com que os leitores da maior revista de metal de Portugal (LOUD) escolhessem o Gwydion como a 2° melhor banda em 2010 e o álbum “Horn Triskelion” foi considerado o 3° melhor de metal no país.
O terceiro álbum é de 2013 “Veteran”, e é tão fantástico quanto os outros. A cada novo trabalho lançado parece que há mais identidade do que nos anteriores. A melhor música do “Veteran” é a “Brewed to taste like glory”, uma das melhores da banda e também a minha favorita.
O último disco é de 2018 “Thirteen”, um pouco diferente dos anteriores e com novo vocalista, porém sem sair do estilo. Criatividade é o que define essa banda.
Sou superfã e para mim os três primeiros álbuns do Gwydion são fantásticos, posso dizer que é uma das melhores bandas de Folk/Viking Metal.
Discografia:
Ynys Mön – 2008
Horn Triskelion – 2010
Veteran – 2013
Thirteen – 2018
Integrantes:
Pedro Dias – Vocal (2017 – presente)
Daniel César – Teclado (1995 – presente)
Miguel Kaveirinha – Guitarra (1999 – presente)
João Paulo – Guitarra (2008 – presente)
Bruno Henrique (Ezz) – Baixo (2010 – presente)
Marta Brissos – Bateria (2019 – presente)