Resenha: Guerrilha – Sangue, Lágrima e Suor (2016)

Com mais de uma década de formação, a banda paulista Guerrilha, oito anos pós o lançamento do EP auto-intitulado (2008), apresenta seu debut, “Sangue, Lágrima e Suor”, com uma musicalidade e personalidade únicas. A banda possui uma característica muito evidente em sua sonoridade, trazendo letras reflexivas, estas mescladas com uma coesa e bem preparada cozinha Punk/Hardcore, com destaque para as composições cantadas em língua pátria.

A primeira composição do álbum, “Guerrilha”, já mostra que o quarteto não segue uma fórmula, notando-se uma mistura bem feita entre Punk Rock e Rock nacional, letras que remetem aos anos 80, com cunho de protesto e um som que mostra uma tendência de Hardcore anos 90.

ggg

Prosseguindo, temos “A Culpa É de Vocês”, que é totalmente calcada no Punk Rock, com aquele andamento rápido, vocais totalmente característicos. Em alguns instantes entram grooves bem executados que cadenciam o andamento e encerrando-se novamente de forma exímia.

Adiante, “Tráfico de Influências” possui em seus instantes iniciais dedilhados que mudam a atmosfera do álbum, tendo uma vibe nostálgica e reflexiva, com elementos muito bem colocados, destacando-se a linha de baixo que tem momentos Funk’o’Metal.

Continuando a audição, “Fora do Eixo”, apresenta uma energia totalmente anos 90, um Hardcore melódico, com vocais que sobressaem durante toda a execução da faixa, letra imponente, mostrando um questionamento sobre as contradições do sistema, as indagações do que é correto ou não.

guerrilha_42

“Groove da Pesada” é a faixa mais “exótica” do álbum, que mistura estilos e gêneros como Rap, Hardcore e até em algumas passagens elementos de Soul Music. Mas que fique bem claro: tudo muito bem ponderado, trazendo ao álbum uma boa dose de versatilidade, simplificando o quão vasto é o universo musical do Guerrilha.

Neste interim de diversidade e personalidade, temos excelentes momentos em “Rota de Fuga”, “Falsos Valores”, que trazem uma influência nítida de Nu Metal, aquela cadência grooveada com vocais alternantes entre Hardcore e Rap, remetendo a grandes expoentes como Hatebreed e Rage Against The Machine, e “Lembranças”, faixa que consegue encerrar a audição com uma síntese de tudo o que o álbum transmite, parte lírica com diretrizes políticas e sociais, trazendo aos ouvintes reflexões e nostalgias, com a qualidade Guerrilha. Música, atitude e consciência!

Confira o clipe de “Guerrilha” abaixo:

Formação:
Kbça (vocais);
Jimmi (guitarras);
Punk (baixo);
Nicolas (bateria).

Faixas:
01 – Guerrilha
02 – A Culpa é de Vocês
03 – Tráfico de Influências
04 – Fora do Eixo
05 – Groove da Pesada
06 – Vida de Cão
07 – 13 – JUN – 13
08 – Receba e Processe
09 – Rota de Fuga
10 – Falsos Valores
11 – Hein!?
12 – Lembranças

Encontre sua banda favorita