Como foi produtivo o ano de 2018, nós ultrapassamos o último ano e outro está prestes a terminar e eu ainda encontro tesouros escondidos na poeira que se acumula no passado. Eu sempre recebo muitos álbuns e nem sempre é possível passar por todos da forma que eu gostaria mas em meio a este mar de lançamentos uma banda saltou aos meus ouvidos, Fierce Atmospheres e o delicioso álbum ‘Pariahs, Misfits, And Sinners‘, lançado em 2018 de forma independente.

FIERCE ATMOSPHERES é uma banda de power metal progressivo formada em Austin, Texas, Estados Unidos, em 2001 e está sediada em Illinois desde 2003 com os últimos oito anos em Chicago.
A banda terminou seu primeiro lançamento com a maior parte das faixas gravadas no Blackbird Studio em Nashville, o álbum é mixado no Rax Trax Studio em Chicago e no Edge of Satellites Studio em Homewood. A formação mais recente da banda inclui alguns dos melhores músicos da cena metal de Chicago, com a guitarra de Eric J. Gosselin, Taran DePablos no vocal, baixo de Brent Sullivan, guitarra de Steve Harwood e bateria de Hugo Ayala, além disso a banda esteve em 2018 como abertura para o lendário Joe Lynn Turner em um dos melhores clubes de Chicago, Reggies.

https://youtu.be/bpSnpjtK-WY

Com um ótimo currículo apresentado agora passamos ao álbum abrindo na contemplativa introdução totalmente instrumental “Pariahs, Misfits, and Sinners” e eu posso dizer que foi aqui que eu literalmente já me apaixonei por este álbum. Guitarras afiadas e atmosferas cintilantes tomam o ar antes que a devastadora “Hail To the King” invada o recinto. Esta faixa possui uma energia impressionante, riffagem absurdamente crocante e as linhas vocais de Taran são tão oscilantes quanto o próprio metal. Eu admito, a fusão de power metal e progressivo é algo que meus ouvidos apreciam com louvor e é claro que a dança das guitarras sobre esta faixa impressionam. Eu realmente estou aqui tentando compreender como esta banda não atravessou o meu radar antes, mas enfim, eu estou feliz que eles tenham feito agora.
Seguimos nossa viagem em “Savior” e suas gordas linhas de baixo, aliás eu adoro ouvir os instrumentos de segundo plano tão claramente. Uma dose de pré-grunge para os vocais e FIERCE ATMOSPHERES coloca as cartas na mesa para a própria identidade. As melodias são sinuosas enquanto riffs e solos soam poderosos pareados aos vocais que se elevam sem medo em vários momentos.
Não basta apreciar o metal, você precisa abrir a porta para que novas facetas surjam e melhor ainda quando uma banda faz isso com sua própria bandeira, entre por “The Hypnotized” e se deixe hipnotizar por estes músicos enquanto a faixa acelera impiedosamente. Esta banda está criando o próprio mundo e sua sonoridade é tão vasta como o solo que pisam, indo de guitarras gêmeas até uma trama intransponível de baixo e bateria eles colocam seus próprios nomes em uma cena saturada de mesmisse admiravelmente.
Nos não podemos parar, o álbum ainda não chegou na metade e os meus ouvidos estão sedentos por mais. Algum momento cadenciado em “One On One” e seus alto-falantes sucumbiram novamente em “Rise“, esta faixa possui algumas quebras de som curiosas e o peso do baixo se mantém rodopiando em sua mente severamente.
Outro detalhe que merece ser citado está no fato de cada faixa possuir seu próprio resplendor, se diferenciando umas das outras mas ao mesmo tempo se encaixando umas as outras, isso facilita a audição, o que não torna de forma alguma este álbum cansativo, é como uma nova surpresa a cada esquina e “Heaven To Pay” é outro ponto triturador. Esta banda possui uma forma muito especial de injetar o progressivo em suas músicas e quando você menos espera lá está um solo abissal rasgando o ar. Mas não pare por aqui, ultrapasse “Forsaken” e “Fear the Blue Sky” em suas nebulosas planícies e recaia sobre “Black and White Hozion” e talvez até Iron Maiden deva sentir um pouco de vergonha, afinal aqui está exatamente o tipo de música que nós esperamos encontrar nestes ícones carimbados, mas, o que, não, isso vem de um novo nome e a magia e poder de “Pariahs, Misfits, And Sinners“.

Viciante do começo ao fim, Fierce Atmospheres é uma banda que você não deve deixar passar de forma alguma.

Nota: 9/10

Track listing
1 – Pariahs, Misfits, and Sinners
2 – Hail To the King
3 – Savior
4 – The Hypnotized
5 – One On One
6 – Rise
7 – Heaven To Pay
8 – Forsaken
9 – Fear the Blue Sky
10 – Black and White Hozion
11 – The Last Words

Membros da banda
Eric J. Gosselin – Guitarra
Taran DePablos – Vocal
Brent Sullivan – Baixo
Bob Ordaz – Bateria
Briant Daniel – Guitarra

FACEBOOK|SPOTIFY

Encontre sua banda favorita