Após quase dez anos sem um disco de inéditas, o Evanescence ressurge com “The Bitter Truth”, seu quarto álbum completo, lançado via BMG e produzido por Nick Raskulinecz. Nesse meio tempo a banda lançou Synthesis, com releituras de suas próprias canções em versões orquestradas e/ou eletrônicas, e também partiu para uma turnê de divulgação desse trabalho.
Desde 2018 Amy Lee, vocalista, pianista e líder da banda, vinha dando pistas em entrevistas de que um novo CD estava a caminho. Amy chegou a dizer ao Redit AMA, em novembro de 2019, que o disco era “pesado e obscuro, com momentos estranhos e esparsos”. E o resultado é exatamente esse.
“The Bitter Truth” é o trabalho mais maduro do Evanescence.
Na abertura com “Artifact/The Turn” temos Amy alternando entre vozes baixas e altas sobre uma camada climática e eletrônica, e serviu muito bem como introdução do disco. Acho que cairá bem ao vivo também como abertura do show, pois a canção vai crescendo e rapidamente emenda com a pesada “Broken Pieces Shine”, uma das melhores aqui, com um clima angustiante, mas ao mesmo tempo empolgante.
Em seguida vem “The Game is Over”, que foi o segundo single a ser divulgado, realmente uma faixa mais radiofônica, com uma pegada que os fãs da era Fallen vão gostar, com riffs pesados, linhas vocais melódicas e um som de batera forte. A letra fala sobre as diferenças do nosso comportamento socialmente, às vezes tendo que fingir sermos algo que não somos para sermos aceitos em algum círculo social.
“Yeah Right” também tem um apelo popular e alguns toques eletrônicos, uma canção que pode ser um dos pontos altos da próxima tour do grupo. “Feeding the Dark” vem com um clima mais obscuro e pesado, mas com um refrão grandioso que a transforma também em uma das melhores de todo o álbum.
O primeiro single foi “Wasted On You”, divulgado ainda em abril de 2020, quase 1 ano antes do lançamento de “The Bitter Truth”. Uma linda balada com toques eletrônicos, onde Amy explora sua capacidade vocal em uma interpretação belíssima.
Entrando na metade final, “Better Without You” tem riffs pesados e mais um refrão típico do Evanescence que vai levantar a galera; “Use My Voice”, que foi um dos singles divulgados, e é a faixa mais “politizada” do trabalho, onde Amy fala sobre o poder de promover um mundo melhor, sobre cada um achar a sua própria voz e não deixar ninguém falar por você. Participaram dos backings vocals nessa canção as vocalistas Sharon Del Adel (Within Temptation), Lzzy Hale (Halestorm) e Taylor Momsen (The Pretty Reckless), além de familiares, amigas e membros da banda. Musicalmente a faixa tem um quê de mais popular em relação ao restante das músicas.
“Take Cover” e “Part of Me” seguem uma linha mais tradicional de músicas pesadas da banda com riffs agressivos, linhas vocais bem entregues e emocionais e refrãos comoventes. “Far From Heaven” é uma balada quase toda na voz e piano e “Blind Belief” alterna momentos mais calmos e intimistas com outros mais agressivos e pesados.
Como afirmei no início, trata-se do disco mais maduro do Evanescence, com Amy Lee sabendo cada vez mais como conduzir a sua banda e manter a essência de seu som completamente viva mesmo depois de quase 20 anos do seu debut, com o mundo da música tendo passado por tantas transformações onde tantas influências são diariamente absorvidas e conseguir encaixar isso sem perder a sua alma; prova disso é o que disse a própria Amy recente ao afirmar que a cantora pop Billie Eilish havia a influenciada muito na composição de The Bitter Truth.
Nota 8,5
Evanescence – The Bitter Truth
Data de lançamento: 26 de março de 2021
Gravadora: BMG
Faixas:
1 Artifact/The Turn
2 Broken Pieces Shine
3 The Game is Over
4 Yeah Right
5 Feeding the Dark
6 Wasted On You
7 Better Without You
8 Use My Voice
9 Take Cover
10 Far From Heaven
11 Part of Me
12 Blind Belief
Formação:
Amy Lee – Vocais, piano, teclado, programação
Troy McLawhorn – guitarra
Jen Majura – guitarra, vocais de apoio
Tim McCord – baixo
Will Hunt – bateria
Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android