Resenha: Enforced – Kill Grid (2021)

Bons ventos me fazem retornar aqui, vim para avisar aos desacreditados no Metal que ele vive e continua a entregar bons frutos!
Os mais conservadores afirmam que o Metal morreu em meados dos anos 90, pela ascensão da cena grunge e um pouco mais a frente, com a explosão do New Metal e suas peripécias musicais. Até mesmo o Trash Metal, estilo famoso por toda a sua agressividade e velocidade foi contraditado pelos bangers, bandas como “Slayer” e o seu “Diabolus in Musica”,ou até mesmo o Metallica e o seu aclamado “ Metallica” (Black Album), sofreram com as críticas da mídia e fãs revolts. Mas fica o questionamento:

– O Metal morreu ou os críticos que só enxergam o Mainstream como a face única do estilo? Os bangers pararam no tempo? Pois bem, esse baiano aqui afirma que há muita coisa a se explorar entre o Céu e a Terra, bem mais do que a sua imaginação pode criar, e nos mais baixos níveis desse intervalo espacial está o “ignóbil” Underground, e é lá onde se encontra o alicerce da cena, assim como o embrião da continuidade dessa paixão inexplicável, uma prova real dessa afirmação vem de lá do estado da Virgínia, EUA, ao lado oposto da Bay Area, Califórnia – o berço do Trash Metal Americano.
Estamos falando do “Enforced” e o seu devastador “Kill Grid”, o álbum foi lançado no dia 12/03/2021, via Century Media, trata-se apenas do segundo álbum da banda, sucedendo o ótimo “At the Walls” de 2019, o grupo foi formado em 2017 e tem como característica no seu som a agressividade e virilidade do mais puro Trash Metal.
Kill Grid chega para unificar a tribo, para encher de orgulho a velha guarda e servir de exemplo aos que lutam por um lugar ao sol. Dessa vez não trarei uma resenha faixa a faixa, apesar de achar que todo o trabalho merece destaque, essa prazerosa missão vou deixar para vocês, leitores insaciáveis, dissecarem o álbum nos comentários.

Contudo, não posso deixar de expor minha opinião em relação a esse registro que já nasceu gigante, clássico e muito pesado. O álbum se inicia com a poderosa “The Doctrine”, peso e velocidade não vão faltar durante o play, aliado a muita técnica e vocais que beiram o gutural, o Enforced trás a tona seu cartão de visitas e mostra que não está aqui para brincadeiras, é uma bordoada no pé do ouvido. “UXO” é uma metralhadora descontrolada atirando nos seus tímpanos ao melhor estilo Exodus, não tem como ficar parado, de jeito nenhum.
Outro petardo que se sobressai é “Malignance”, vamos combinar, essa fez o grande Jeff Hanneman se revirar de emoção em seu túmulo, grande trabalho de guitarra, riffs destruidores, solos arrebatadores, é trash metal em sua mais pura essência.

A nova safra do trash é muito promissora, bandas como “Angelus Apatrida” e “Ektomorf” validam essa premissa, concomitantemente, foi um dos estilos que melhor envelheceram e bandas da geração clássica seguem entregando trabalhos formidáveis, como é o caso do “Testament”e o seu “Titans of Creation”, e o Enforced, com foi dito anteriormente, conseguiu unir os dois polos e causar uma explosão musical que reafirma a força do Metal, vide “Curtain Fire”, e afirme tudo o que foi dito sobre “Kill Grid” até agora.
Sem dúvidas alguma, estamos diante de um dos concorrentes a melhor álbum de metal do ano, e aos desacreditados ou desinformados que acham que o estilo já entregou tudo que tinha a entregar, confiram essa pedrada, dificilmente ela não te fará mudar de ideia.
Nota 9,0

Enforced – Kill Grid
Data de lançamento: 12 de Março de 2021
Gravadora: Century Media Records


Tracklist:

1. The Doctrine
2. UXO
3. Beneath Me
4. Malignance
5. Kill Grid
6. Curtain Fire
7. Hemorrhage
8. Blood Ribbon
9. Trespasser

Integrantes:
Ethan Gensurowsky – Baixo
Zach Monahan – Guitarra
Knox Colby – Vocal 
Alex Bishop – Bateria
Will Wagstaff – Guitarra

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita