No último dia 22 de maio, a banda alemã de Metal Industrial Die Kreatur lançou seu primeiro álbum, intitulado “Panoptikum”, esse que é o mais novo projeto que está juntando os vocalistas Dero Goi (Oomph!) e Chris Harm (Lord of the Lost).

Para quem conhece a carreira dos dois músicos, e também de suas bandas, sabe bem que essa não é a primeira parceria entre os dois, tendo ambos já gravado algumas músicas juntos anteriormente, entre elas, a faixa “Europa” presente no último álbum do Oomph! intitulado “Rituals”, de 2019. Com isso, o Die Kreatur veio consolidar ainda mais essa parceria.

Como já é típico do estilo, principalmente das bandas vinda da Alemanha, todo o álbum teve suas letras em alemão, e o mesmo conseguiu ser um genuíno álbum de Metal Industrial, mesclando em vários momentos o peso das guitarras e da bateria, e o som eletrônico dos teclados e sintetizadores.

Em nenhum momento o álbum segue uma linearidade sonora, nem mesmo nas faixas mais “semelhantes”. Como por exemplo, mesmo nas faixas mais pesadas como “Die Kreatur”, “Untergang” e “Gott Verdammit”, não há a mesma pegada nelas.

Mesma coisa se aplica nas mais “baladas” como “Durch Die Natch”, “Schlafes Braut” (que lembra muito uma canção de ninar) e “Glück Alf”. Sem esquecer de mencionar também as músicas com as linhas de eletrônico mais fortes, como “Zwei 100%”, “Mensch/Maschine” e “Goldener Reiter”.

A similaridade vocal tanto do Dero quando do Chris são inegáveis, ambos possuem timbres com graves mais fortes e os dois utilizam as mesmas técnicas vocais típicas do estilo, sujando um pouco a voz e valorizando ainda mais o sotaque alemão. Fazendo assim que ambos sejam bastante harmônicos, principalmente nas partes em que cantam juntos, o que fica bem evidente na faixa “Kälter Als Der Tod”.

Confesso que esperava ficar mais impactado com o lançamento, principalmente me baseando nas faixas “Die Kreatur” e “Kälter Als Der Tod”, que foram as primeiras liberadas antes do lançamento, mas de qualquer forma o “Panoptikum” é um grande trabalho, onde encontrados um pouco da linha do Oomph!, um pouco do Lord of the Lost, fazendo toda essa fusão se transformar nas linhas do Die Kreatur, se tornando algo mais próprio, e não uma repetição daquilo que já conhecemos do estilo, mas sem perde a atmosfera sombria e bizarra.

Nota: 8,5

Die Kreatur – Panoptikum
Data de Lançamento: 22 de maio de 2020
Gravadora: Napalm Records

Tracklist
01 Die Kreatur
02 Kälter Als Der Tod
03 Unzertrennlich
04 Durch Die Natch
05 Zwei 100%
06 Schlafest Braut
07 Untergang
08 Mensch/Maschine
09 Was Mir Am Wichtigsten Ist
10 Benutz Mich
11 Glück Auf!
12 Gott Verdammit
13 Goldener Reiter

Formação
Dero Goi
Chris Harm