No dia 08 de novembro, a turnê Solid Rock desembarcou em Curitiba trazendo três artistas que fizeram história. Black Star Riders trouxe as raízes do hard rock, Alice in Chains, um dos grandes nomes das bandas de Seattle dos anos 90 e Judas Priest com o “Metal God” em pessoa, Rob Halford. O show aconteceu na Pedreira Paulo Leminski, debaixo de uma chuva fina que não afastou o público.
Quem abriu o Solid Rock foi a Black Star Riders. A banda tem apenas cinco anos de existência, mas seus integrantes já caminham pela estrada do rock desde os anos 70. O público ainda estava chegando quando eles começaram com “Bloodshot”, do “All Hell Break Loose”, que formou metade do set list. Mas muita gente foi a loucura mesmo com “Jailbreak” e “The Boys are back in town”, clássicos do Thin Lizzy. Ricky Warwick batia no peito e chamava o público para cantar junto. A dançante e animada “Bound for Glory” também teve a atenção da plateia que levantava a mão para o alto e balançava a cabeça.
Lá pelas 19h40, Alice in Chains abriu um dos shows mais esperados da noite com “Check My Brain”. Seja pela inspiração de “Ranier Fog” ou pelo clima de Seattle, o palco foi tomado por muito gelo seco, que soava como uma neblina diante do show de luzes. “Muito legal estar aqui pela primeira vez em Curitiba. Amo vocês.”, disse William DuVall. Ao ouvir os gritos “Alice in Chains, Alice in Chains”, o atual vocalista riu satisfeito e pareceu surpreso como quem não espera o carinho de volta.
A escolha do set list foi bem equilibrada, com uma grande parte do álbum “Dirt”: “Them Bones”, “Dam That River”, “Down in a Hole”, “Angry Chair”, “Would?” e “Rooster”. Não podia faltar a clássica “Man in the Box”, hino dos anos 90. Do novo álbum, “Ranier Fog”, a banda icônica de Seattle tocou “The One You Know” e “Never Fade”, que carrega a assinatura do Alice in Chains do começo ao fim.
DuVall interagiu diversas vezes com o público “Como vocês estão? Estão bem?”, e trocou diversas vezes de instrumento. O vocalista agradeceu a presença e finalizou sua estadia no palco com: “Bom ver vocês. Fico feliz em estar aqui”. Alice in Chains tem uma presença de palco direta, focada na música, sem grandes interações entre si, ou até mesmo com o público.
A singeleza e certa sobriedade com que Alice in Chains entrou no palco contrastou diretamente com a extravagância e orgia luxuosa, com pitada sadomasoquista, do Judas Priest. Às 21h30 caiu o pano vermelho, e a banda começou a tocar “Firepower”. “Vocês estão prontos para um pouco de heavy metal do Judas Priest?”, disse Halford. A plateia respondeu com um coro de “Judas, Judas”.
Quase na metade do show, Rob Halford se dirigiu à comunidade heavy metal. Disse que o importante é se unir e defender a fé heavy metal. “Nós nunca desistimos. Nós nunca nos rendemos. E como uma música heavy metal que cantamos diz: No surrender”. Em mais uma troca de roupa, a jaqueta do vocalista diz “HEAVY METAL”. Ele também utilizou um sabre de luz vermelho e chegou ao palco de moto para cantar a icônica “Hell Bent for Leather”.
Richie Faulkner é um guitarrista extremamente carismático, promovendo diversas interações com o público, com Rob e outros integrantes e até mesmo jogando beijos para o público.
Mas os olhares não estavam só para o Faulkner. Andy Sneap foi o escolhido para substituir Glenn Tipton na turnê. Felipe Nester, baterista do Krucipha, comentou que estava curioso para a performance de Sneap. “Ele é uma referência no metal moderno.”, disse. Segundo ele, dois primeiros álbuns da banda tem uma inspiração do guitarrista. “O produtor era muito fã dele e usou muito da referência do Andy Sneap.”, disse Nester.
O Solid Rock da noite de 08 de novembro de 2018 trouxe uma mistura interessante para todos os públicos. Os saudosistas do hard rock que não tiveram a oportunidade de ver o Thin Lizzy, a postura melancólica do Alice in Chains no palco, e a extravagância do Judas Priest. Isso é prova de que o público rock/metal pode sim (e deve!) se unir a grandes causas.
Preparamos uma playlist especial para você:
Confira o set list do show:
Black Star Riders
Bloodshot
All Hell Break Loose
Jailbreak
The Killer Instinct
Heavy Fire
Before the War
When the night comes in
The Boys are back in town
Kingdom of the Lost
Bound for Glory
Alice in Chains
Check My Brain
Again
Never Fade
Them Bones
Dam That River
Hollow
Down in a Hole
No excuses
We Die Young
Stone
Angry Chair
Man in the Box
The One You Know
Would?
Rooster
Judas Priest
Firepower
Running Wild
Grinder
Sinner
The Ripper
Lightning Strike
Desert Plains
No Surrender
Turbo Lover
Green Manalishi
Night Comes Down
Rising from Ruins
Freewheel Burning
Another Thing Coming
Hell Bent for Leather
Painkiller
Bônus:
Electric Eye
Breaking the Law
Living After Midnight