Os britânicos do Iron Maiden apresentaram sua turnê mundial “Legacy Of The Beast Tour” no Estádio do Morumbi, em São Paulo, no dia 6 de outubro. O show também passará por Porto Alegre, onde esteve pela última vez em 2008, na Arena do Grêmio, em 9 de outubro. A apresentação foi seguida do grande show no Rock In Rio em 4 de outubro, quando 90.000 ingressos se esgotaram em menos de duas horas. Esses shows marcam o final da turnê da banda em 2019, cobrindo 44 shows em seis países nas Américas do Norte, do Sul e Central.
A primeira apresentação da banda no Brasil aconteceu no primeiro Rock In Rio, em 1985. Desde então, a mútua paixão entre a banda e os fãs brasileiros só aumenta e a banda sabe que o Brasil é seu porto seguro. Ao final do show, Bruce Dickinson comentou: “Enquanto vocês estiverem aqui, nós voltaremos a tocar até cairmos mortos em cima do palco”. E não era pra menos, pois a banda sentiu ainda mais toda a energia e paixão dos fãs brasileiros que lotaram o estádio do Morumbi nesse último domingo (06).
A abertura ficou por conta da banda The Raven Age, novo nome do gênero e que conta com George Harris, filho de Steve Harris, na guitarra. Abanda é pouco conhecida mas o público os recebeu muito bem, e agitaram durante todo o show. The Raven Age fez o show de divulgação do álbum “Conspiracy”, lançado em Março deste ano. A banda esbanjou carisma e demostrou o tempo todo a felicidade de tocar pela primeira vez no Brasil com o estádio lotado.
O show foi muito mais do que apenas para divulgar o jogo, foi uma celebração dos maiores clássicos da banda. Muitos fãs torcem o nariz em ter que ver mais um show com as mesmas músicas, mas é óbvio que a maioria dos fãs querem ver a banda tocando as músicas que os fizeram ficar conhecidos, e um show de clássicos é uma ótima porta de entrada para os fãs mais jovens que nunca viram a banda ao vivo ou que estão começando a curtir Heavy Metal – havia muitos jovens e crianças entre o público.
Sempre pontuais, a apresentação começou exatamente ás 20h. Com um vídeo de divulgação do jogo e em seguida a música “Doctor, Doctor”, do UFO para anunciar o começo do show. Iron Maiden sempre apresentou cenários espetaculares, mas essa turnê com certeza é a maior de todas, com avião, monstros, Ícaro e outros itens gigantes que sobrevoavam o palco, além de pirofagia e o fundo do palco que mudava a cada música, mostrando diversas faces do famoso mascote Eddie.
Bruce Dickinson é o membro mais novo do Iron Maiden, que tem 61 anos, mas durante todo o show, parecia um jovem esbanjando adrenalina, assim como toda a banda que não parou um minuto de corre, pular e agitar a multidão de fãs. A performance dos integrantes com certeza é um espetáculo a parte.
Confesso que Iron Maiden não está nem no meu top 50 de bandas de metal, mas é necessário reconhecer o trabalho e importância da banda. A cada show no Brasil, a banda se supera e sempre irá lotar estádios. E claro, podemos aguardar pelo menos mais um grande show do Iron Maiden no Brasil, pois há uma notícia que não foi não confirmada, mas também não foi desmentida pela banda, de que Iron Maiden está com um novo álbum pronto, e com certeza sairá em turnê para promove-lô, e após isso, farão a turnê de despedida da banda.
Ao final, Bruce deu a certeza de que esse foi o melhor show do grupo no Brasil e agradeceu várias vezes aos fãs que ainda os acompanham, além de prometer voltar em breve. Com certeza, o Iron Maiden está preparando algo para os fãs, e podemos esperar mais um show deles por aqui. Enquanto isso, vamos lembrar por muito tempo destes últimos shows que foram épicos.
Setlist
- Aces High
- Where Eagles Dare
- 2 Minutes to Midnight
- The Clansman
- The Trooper
- Revelations
- For the Greater Good of God
- The Wicker Man
- Sign of the Cross
- Flight of Icarus
- Fear of the Dark
- The Number of the Beast
- Iron Maiden
Bis - The Evil That Men Do
- Hallowed Be Thy Name
- Run to the Hills