No dia 18 de agosto aconteceu em Curitiba a 5ª edição do Boqueirão Cultural. A Praça dos Menonitas foi palco para DJ´s e bandas de rock que contribuíram para a proposta de levar cultura e música aos espaços públicos. Um ponto importante dessa edição foi a discussão da questão da ciclomobilidade, como um meio de transporte real dentro da cidade. Em homenagem a isso, os coordenadores do evento organizaram uma pedalada que saiu da Praça de Bolso do Ciclista, localizada no centro da cidade, com destino à Praça dos Menonitas.
Apesar do frio, fazia sol. O tempo parece um fator banal, mas se tornou importante para o sucesso do evento. O dia estava bonito e isso se tornou convidativo para chamar os amigos e/ou a família e se sentar na praça para ouvir música. O primeiro a se apresentar foi Davi Henn. Conhecido como “homem-banda”, ele utiliza o seu corpo para tocar blues.
Macumbazilla subiu ao palco por volta das 16 horas. “Isso aqui é um show de Heavy Metal. Não é pra vocês ficarem sentados.”, disse o vocalista André Nisgoski. Enquanto os três integrantes batiam palmas, ele pediu ao público que os acompanhasse. “Tem que bater palmas. Não vou parar enquanto vocês não fizerem”. O público respondeu prontamente e muitos até se levantaram e foram para a frente do palco.
Diante das constantes dúvidas se o rock ainda tem apelo em relação ao público, a resposta foi sim. Ainda mais com uma banda como o Macumbazilla, que tem uma qualidade sonora impossível de ser contestada e energia de sobra no palco. André Nisgoski na guitarra e vocal, Carlos Piu no baixo e Júlio Goss na bateria dão, visivelmente, tudo de si, e fazem o público ter certeza que valeu a pena sair de casa.
O set list do Macumbazilla foi composto por “Blood, Beer, and Broken Teeth”, “Blondie Phantom / Rebel Yell”, “Fast as Fuck”, “I Fought the law”, “Feeling” e “King Without a Crown”. Segundo os músicos, o hit “The Ritual” estava no set, mas por problemas relacionados ao tempo e a produção, não foi possível atender ao pedido dos fãs.
Quem assumiu a missão de fechar a 5ª edição do Boqueirão Cultural foi a Hillbilly Rawhide. Eles estão há mais de 15 anos na estrada e o seu country rock alternativo atraiu muito público para o show. A banda aproveitou para promover o seu próximo álbum com lançamento para o dia 30 de novembro. Quem adivinhasse o nome ganharia um prêmio. Depois de algumas tentativas, apareceu um ganhador: “My Name is Rattlesnake”. O público fez festa e a música continuou até as 18 horas.