O Templo Music recebeu na noite de ontem, 28 de julho, o encerramento da turnê “Magic Mirror” da banda Angra. A abertura ficou por conta dos curitibanos do The Secret Society. Localizada na região da Mooca, em São Paulo, a casa estava cheia, muitos fãs de Angra aguardando ansiosos para ver a banda. O evento foi uma realização da Rádio 89, que realizou o terceiro evento da rádio na casa de shows.

Foto: André Alves BG/Alquimia Rock Club

Houve atrasos no horário previsto para começar as apresentações. The Secret Society subiu ao palco ás 19h30. A banda vem obtendo grande reconhecimento de público e também da crítica especializada. Recentemente abriram dois shows de Dee Snider (ex-Twisted Sister) pelo Brasil. Na estrada há mais de 20 anos, os músicos Guto Diaz (baixo e voz), Fabiano Cavassin (guitarra) e Orlando Custódio (bateria) mesclam o hard rock com o pós-punk soturno, letras em inglês e influências como Killing Joke, Sisters Of Mercy, Cult, Bauhaus, Cure, Gun Club e Christian Death. Com apenas 8 músicas no setliste 45 minutos de apresentação, a banda fez um bom show, apesar de alguns problemas técnicos no microfone do vocalista.O público não agitou muito, mas creio que seja por não conhecer muito bem a banda, pois os estilos entre els e o Angra é bem diferente.

Foto: Jéssica Mar

Após o show de abertura, foram alguns minutos de espera para o show principal, a casa ficava cada vez mais cheia, a pitsa VIP que estava vazia, logo se preencheu com convidados do Angra e da Rádio 89. Angra subiu ao palco ás 21h10 – com atraso de 40 minutos do horário previsto e mesmo assim, a platéia se divertindo e chamando pela banda. O show foi o encerramento da bem-sucedida turnê do álbum “ØMNI”, com 115 shows ao redor do mundo, passando por 24 países em um ano e três meses. Formado por Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra e vocal), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria), a banda está em um de seus melhores momentos da carreira e luta para manter vivo o mercado do heavy metal no Brasil.

Foto: André Alves BG/Alquimia Rock Club

Abrem brilhantemente com “New born me” – mesma música que abriu a maioria dos shows e o show de gravação do DVD. Rafael e Andreoli do lado direito do palco, Marcelo com Fabio ficando mais a esquerda e Bruno Valverde arrasando na sua gigantesca bateria  – que rendeu um drum solo fantástico.

Foto: André Alves BG/Alquimia Rock Club

“O repertório é inovador e foi criado para este último show e para alegrar o público” disse o Fábio Lione. Mesclando os clássicos da banda com músicas do disco novo que conquistou um sucesso muito expressivo da crítica e do público, foi realmente um repertório que alegrou todos os fãs presentes. A banda tem um carisma maravilhoso, sempre agitando e chamando o público para cantar junto, é inegável a grandiosidade de Fabio Lione, com certeza foi uma ótima escolha para assumir os vocais do Angra.

Foto: André Alves BG/Alquimia Rock Club
 

Na metade do repertório, Rafael Bittencourt conversou com o público sobre ciclos da banda, um ciclo que está se encerrando para começar outro, que este show é a reposição do show que seria dia 08 de junho, mas que foi cancelado devido a morte do vocalista e fundador do Angra, André Matos. O guitarrista, emocionado, comenta sobre a profunda tristeza em perder o amigo e grande artista, “Este não foi apenas o último show da turnê, foi especialmente representativo por que esse show deveria ter acontecido no dia 8 de junho e foi cancelado em função do choque gerado pelo  falecimento do André Matos. Então é uma mistura de emoções. Alegria do sucesso e a tristeza e o vazio deixado por este grande talento que me ajudou a instituir os pilares que sustentam esta banda até hoje. Seguimos em frente. A música é o que nos  motiva e alimenta a alma. Encerramos mais um capítulo prontos para começar um novo. Paramos agora para reiniciar o processo criativo. Munidos de muita inspiração. Digerindo as histórias e experiência adquiridas nesta caminhada, ansiosos para transformá-las em música, diversão e arte para as pessoas”.

Após a fala, o público aplaude muito em memória do André Matos. A banda continua o show com muito mais animação.

Foto: André Alves BG/Alquimia Rock Club

Rafael Bittencourt comentou sobre fechar um ciclo da banda “Há muito tempo atrás, quando formamos a banda, o primeiro show foi em um lugar que também chamava Templo, éramos bem novos, eu tinha uns 22 anos na época. E hoje encerramos a turnê em um Templo também”. Ainda falando em ciclos, Rafael relembro quando Kiko Loureiro passou a guitarra dele para o Marcelo Barbosa no Rock in Rio, em 2015 ” “O álbum ØMNI consolidou a 3ª geração do angra. O álbum foi recebido com muita aprovação da crítica e do público. O show do dia 28 encerra um enorme ciclo iniciado em 2015 com a entrada do Marcelo Barbosa, nosso Totem Sagrado. Colocamos muita energia na criação das músicas, produção, divulgação, videoclipes, gravação de shows, convidados especiais e uma das maiores turnês mundiais da história da banda”. O show foi intimista, com casa lotada e uma bela despedida temporária dos palcos, uma nova fase do Angra se consolida. Agora, inspirados pelos palcos e pelos fãs, os músicos entrarão em estúdio e prepararão durante o segundo semestre um novo álbum que será lançado em 2020.

Foto: André Alves BG/Alquimia Rock Club

* Fotos gentilmente cedidas por André Alves BG (Alquimia Rock Club). 

Setlist The Secret Society

  1. Mephistofaustian Transluciferation
  2. Beyond the Gates
  3. Fields of Glass
  4. Deciduous
  5. The Final Cut
  6. Rites of Fire
  7. The Architecture Of Melancholy
  8. Rubicon

Setlist Angra

  1. Newborn Me
  2. Travelers of Time
  3. Waiting Silence
  4. Nothing to Say
  5. Insania
  6. Millennium Sun
  7. Drum Solo
  8. Black Widow’s Web (Rafael Bittencourt and Fabio Lione on vocals)
  9. Upper Levels
  10. Lisbon (Rafael Bittencourt on vocals)
  11. ØMNI – Silence Inside
  12. Silence and Distance
  13. The Bottom of My Soul (Rafael Bittencourt on vocals)
  14. Morning Star
  15. Time
  16. Magic Mirror

Encore:

  1. Rebirth
  2. Carry On / Nova Era
Foto: Raony Correa.