Resenha: Cradle of Filth – Bitter Suites to Succubi (2001)

Lançado em 2001, apesar de ter 10 músicas no total (que em muitas ocasiões seriam facilmente considerado um álbum completo), o “Bitter Suites to Succubi” e o terceiro EP lançado pela banda britânica de Black Metal Sinfônico Cradle of Filth, apresentando nele seis músicas inéditas, três regravações do “The Principle of Evil Made Flesh” (primeiro álbum do grupo de 1994) e um cover do Sisters of Mercy.

Antes de falar do trabalho em si, acho estranho o fato do “Bitter Suites to Succubi” ser considerado um EP invés de um álbum, pois ele é basicamente montado como um álbum completo, e tem a duração de um. Mas enfim.

Nesse trabalho, o Cradle of Filth apresenta mais uma vez uma sonoridade bastante linear do início ao fim, com o seu Black Metal Sinfônico frenético e agressivo, onde as linhas referentes ao Black tradicional se mostram mais fortes, tendo os elementos sinfônicos e góticos sido adicionados de forma suave (diferente do que ocorre com o Dimmu Borgir, onde as linhas de sinfônico se destacam mais).

Além disso, por conta da pegada e dos fortes riffs, unidos com uma bateria frenética em vários momentos a banda também uma sonoridade próxima daquilo que conhecemos como “Thrash/Death Metal”.

O vocal de Dani Filth é bem característico e marcante, o que ajuda a moldar a identidade do Cradle of Filth. Mas uma coisa é fato, seu estilo de canto não é para qualquer ouvido.

“Suicide and Other Comforts” é a única faixa do EP que se diferencia mais, começando de forma mais cadenciada, mas ganhando força e agressividade ao longo que passa, acentuado ainda mais pelo vocal de Dani.

Uma coisa é fato, o som do Cradle of Filth pode até não te agradar, mas é inegável que eles fizeram um trabalho bem feito e consistente no “Bitter Suites to Succubi”.

Nota: 8,5

Cradle of Filth – Bitter Suites to Succubi
Data de lançamento: 22 de maio de 2001
Gravadora: Spitfire Records

Tracklist

01 Sin Deep My Wicked Angel
02 All Hope in Eclipse
03 Born in a Burial Gown
04 Summer Dying Fast
05 No Time to Cry (Sisters of Mercy cover)
06 The Principle of Evil Made Flesh
07 Suicide and Other Comforts
08 Dinner at Deviant’s Palace
09 The Black Goddess Rises II
10 Scorched Earth Erotica

Formação

Dani Filth – vocal
Gian Pyres – guitarra
Paul Allender – guitarra
Robin Eaglestone – baixo
Martin Powell – teclado
Adrian Earlandsson – bateria
Sarah Jazebel Deva – backing vocal

Encontre sua banda favorita