Vinda da tradicional região do ABC – mais especificamente da cidade Santo André, no estado de São Paulo, a banda Concept of Hate desde 2009 está na luta do underground, com sua musicalidade fincada no Groove Metal. Em 2015 lançaram seu primeiro registro, o EP ‘Black Stripe Poison’, e ainda colhem seus frutos.
Com apenas quatro composições, em exatos 15:37 de duração e embalado no conhecido “envelopinho”, o som agrada até o mais inexperiente ouvinte do estilo – como este que vos escreve – e realmente é capaz de prender a atenção. Produzido por Sebastian Ortornol no Estúdio Chile (São Paulo), percebemos que tudo soa honesto, nítido e de acordo com a proposta desse material de estreia, mas é algo que pode melhorar um pouco mais no futuro, pois sente-se que a guitarra de Daniel Pereira, ficou levemente baixa e um pouco sem o peso desejado.
Encarregada de iniciar os trabalhos, a faixa-título “Black Stripe Poison” logo de cara exibe aquilo que se espera, e busca na variação musical o apoio para surpreender e ainda conta com um interessante, porém, curto solo de guitarra. Também é perceptível que o vocal de Flávio Giraldelli traz bastante influências de nomes conhecidos como Phill Anselmo e (apesar de também ter sido influenciado pelo mesmo) do vocalista do Machine Head – cujo nome não faço questão de me lembrar – porém sem a adição de vocalizações limpas/melodiosas… Ponto pra ele, pois realmente esse recurso não cairia bem nas composições.
Após uma bem sacada e tensa introdução, “In Human Nature” chega a superar a abertura, indo de levadas rápidas a discretamente quebradas, além do destaque para o baterista Takashi Maruyama, que realmente sabe “brincar” com seu kit. Dando sequência ao breve tracklist, “Chaospiracy” (trocadilho entre Chaos e Conspiracy) mantém a qualidade e prepara o ouvinte para o encerramento com a igualmente impactante “Sanity is Not an Option”, que também exibe ótimas linhas do baixo de Rafael Biebrach, um dos responsáveis pelo Groove consistente e direto da banda.
Certamente o Concept of Hate cumpriu muito bem o seu dever, e agora, que venha um novo registro (completo, dessa vez!) o quanto antes!
Formação:
Flávio Giraldelli (vocal);
Daniel Pereira (guitarra);
Rafael Biebrach (baixo);
Takashi Maruyama (bateria)
Faixas:
01. Black Stripe Poison
02. In Human Nature
03. Chaospiracy
04. Sanity is Not an Option.