Os noruegueses do Communic chegam ao seu sexto álbum com Hiding From The World, lançado no mês de novembro. A banda, que continua liderada pelo “trio fundador” com Oddleif Stenslad nos vocais e guitarra, Erik Mortensen no baixo e Tor Atle Andersen na bateria, pratica um metal progressivo de primeira linha, com algumas influências de power e thrash metal; como a voz de Stenslad tem um timbre parecido com o do saudoso Warrel Dane, as comparações com o Nevermore são inevitáveis desde o primeiro disco lançado pelo grupo, o ótimo Conspiracy In Mind, de 2003.
Dividido em 8 faixas, o álbum com pouco mais de uma hora de duração passeia pelos riffs pesados e quebrados, os refrãos grandiosos e uma cozinha poderosa.
A abertura já é com uma das mais legais do trabalho, “Plunder of Thoughts”, uma canção que tem um andamento mais cadenciado, que alterna momentos mais suaves com outros mais agressivos; a faixa-título começa lenta, com um clima de balada e um competente solo de guitarra. Após ganhar peso e velocidade, a faixa traz um tom dramático que culmina em um dos refrãos mais legais do disco.
“My Temple of Pride” tem um riff bem pesado e dinâmico, que depois desbanca para um tom melancólico e suave, antes de retornar ao peso com um refrão dramático. “Face in the Crowd” e “Scavengers Await” retomam o lado mais power/thrash metal da banda, sem deixar o prog desaparecer.
As faixas “Born Without a Heart” e “Forgotten” são os grandes épicos aqui, ambas com 10 minutos de duração, mudanças de andamento, climas diferentes permeando pelas faixas fazendo com que o ouvinte se sinta em uma viagem musical. Para quem é fã de prog, como este que vos escreve, pode ser o ápice do disco.
Sem dúvida um trabalho que figura entre os melhores lançamentos do segmento prog metal deste ano.
Nota: 8,5
Communic – Hiding From The World
Data de lançamento: 22/11/2020
Gravadora: AFM Records
Tracklist:
1. Plunder of Thoughts
2. Hiding From the World
3. My Temple of Pride
4. Face in the Crowd
5. Born Without a Heart
6. Scavengers Await
7. Soon To Be
8. Forgotten