Resenha: Coletânea Roadie Metal Volume 8 (2016)

Mais uma vez tenho em mãos um material digno de sentir orgulho, ainda mais por ser a primeira a contar com meu nome nos agradecimentos, falo da Coletânea Roadie Metal, que já está no volume 8. A cada compilação lançada, a qualidade naturalmente aumenta, cada vez mais bandas com potencial alto, e também outras que já tem seu lugar ao sol.

vol-8-lancamento

De cara, tem Claustrofobia com “Metal Maloka” do álbum “Peste” (2011), eles que lançaram, em minha opinião, o melhor álbum de Metal nacional em 2016 com “Download Hatred”, a música é um Death/Thrash cantado em português, e é ótima pra bater cabeça. Em seguida temos Torture Squad com a música “Return Of Evil”, do EP do mesmo título lançado ano passado para introduzir a incrível vocalista Mayara Puertas, que tem uma voz espetacular. A faixa começa bem calma com o baixo fazendo uma introdução lenta, mas logo a porrada come solta. Um ótimo Groove se estende no final, que ainda conta com solos incríveis de baixo e guitarra.

Necrofobia vem logo atrás com uma porrada chamada “Membership”, não conhecia a banda e me agradou muito o som, ansioso para ouvir mais trabalhos da banda.

Aqui vem uma banda que eu conhecia e que gosto muito, Death Chaos nos brinda com a inédita “From The Dead They Will Rise”, um ótimo Death Metal, que eu já esperava. Por favor, lancem mais músicas!

Jailor é outra banda que eu não conhecia, e que me surpreendeu demais com seu Thrash Metal com influencias de Slayer. O mesmo posso dizer de “Demons In White”, do Hunger.

Stoned Bulls é outra banda que eu gostei bastante, sua influência do Pantera e Down me agradam muito, “Good For Shit” é a faixa que faz parte da Coletânea, inclusive coloquei seu álbum do mesmo nome como um dos melhores de 2016.

Burnkill é uma banda mineira muito promissora, seu primeiro álbum “Guerra e Destruição” tem ótimas faixas, inclusive a faixa-título, que foi a escolhida para o Volume 8.

Velocidade e peso são os destaques de “Assassinos” do Terrorsphere, Death Metal cantado em português. A faixa “Via Crucis” do Crookhead tem vocais limpos intercalando com Guturais, me lembra algumas bandas de Metalcore, mas aqui tem um peso e velocidade maiores.

“The Boy And The Sea” do Fallen Idol, me lembra muito algo das bandas de N.W.O.B.H.M., gostei bastante. Tormentor Bestial traz afinações baixas com velocidade em “Demon Of Pervertion”, destaque para o ótimo trabalho das guitarras, além disso, fiquei muito feliz de saber que é uma banda de Taubaté/SP, vizinha aqui da minha cidade. “Dying Suffocation”é um Death Metal pesadíssimo do Deathbed, talvez seja a faixa mais pesada da coletânea, junto com “Antares”, da banda Voiden.

Aqui temos algo mais cadenciado, “Towards Eternity” é puro Metal Sinfônico, com claras influências do Epica e Nightwish, vocal suave feminino e agressivos masculinos, ótima faixa do Quintessente. Fechando temos “Changed Heart”, do Haumette, me perdoe a banda, mas não consegui entender muito bem a faixa devido a mixagem ruim, que isso fique de incentivo para a banda melhorar a qualidade.

O CD 2 costuma ser mais leve, com mais bandas de Hard Rock. Black Triad abre os trabalhos com “R.I.P.”, com sua influencia forte de Motörhead. Ótima presença do baixo na faixa. Em seguida temos Apple Sin com a música “Roadie Metal”, música com muita influencia de Iron Maiden, inclusive no timbre de voz do vocalista. Falando em influencias, “Road of Metal” do Rising é puro Judas Priest.

https://www.youtube.com/watch?v=U8CjfUTHVgo

Brutallian deixa o andamento mais pesado com “Blow On the Eye”, essa poderia facilmente estar no CD 1, talvez a melhor do CD 2. Heaven’s Guardian traz um som mais sombrio em “Dream”, outra ótima faixa. O baixo dita o ritmo na faixa “Esquema”, do Super Over, essa é a primeira faixa cantada em português no segundo disco.

Vocais femininos e masculinos se revezam no na sinfônica “Prison Of Dreams”, do Darkship, faixa que seria nota dez se tivesse uma mixagem mais crua. “Giant”, do Soledad é mais cadenciada e melódica, também merece destaque. O Moby Jam dá as caras com “Homem de Gelo”, Rock nacional de primeira.

Sickmind mostra um Power Metal muito promissor com a faixa “Question Of Honor”, uma produção melhor com certeza fará a banda crescer muito. O mesmo posso dizer para o Oni, que apresenta a música “Pedaços”, e também para Ariel/Kaliban, com a faixa “À Morte”, faixas boas com uma mixagem carente.

Blancato, que infelizmente encerrou suas atividades como banda, apresenta a música “Laís”, conta ótimas melodias no violão, além da voz marcante de Ana Blancato. Outra banda que sofre com a mixagem é o Neogenese, que apresenta a boa faixa “Oceans Of Time”.

A trinca que fecha o CD 2 começa com o High Moonlight, que mostra influencia no Rock setentista na faixa “Inovaya”, os vocais não me agradaram, mas a parte instrumental é bem legal. Brvto Amor mostra a faixa “Vida”, com a letra bem bacana, mas a produção e mixagem deixando muito a desejar. Fechando a coletânea temos “O Sinal”, da banda The Walkins, outra faixa com o som muito abafado, mas que com uma produção mais enriquecida e limpa, se tornaria outra ótima faixa.

trazeira-box

Bom, considerando as coletâneas que recebi desde que faço parte da equipe Roadie Metal, Volumes 06, 07 e 08, considero de longe o CD 1 do Volume 8 como a melhor compilação de bandas e músicas. É ótimo ver bandas como Claustrofobia e Torture Squad, que já são muito bem renomadas no cenário nacional e até internacional. Vejo muitas bandas com potencial para ser grande, como Stoned Bulls, Death Chaos, Necrofobia, Jailor, Black Triad, Darkship e Soledad. Mas isso só o tempo dirá. Que minhas críticas sejam absorvidas de maneira positiva para que as bandas possam evoluir cada vez mais.

Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos no projeto, agora posso dizer que faço parte da história da Roadie Metal, que venha o volume 9 para nos surpreender com mais bandas incríveis do nosso Brasil.

Faixas:

CD 1:
01 – Claustrofobia – Metal Maloka
02 – Torture Squad – Return of Evil
03 – Necrofobia – Membership
04 – Death Chaos – From the Dead They Will Rise
05 – Jailor – Stats of Tragedy
06 – Hunger – Demons In White
07 – Stoned Bulls – Good For Shit
08 – Burnkill – Guerra e Destruição
09 – Terrorsphere – Assassinos
10 – Crookhead – Via Crucis
11 – Fallen Idol – The Boy and the Sea
12 – Tormentor Bestial – Demon of Pervertion
13 – Dying Suffocation – Deathbed
14 – Voiden – Antares
15 – Quintessente – Towards Eternity
16 – Haumette – Changed Heart

CD 2:
01 – Black Triad – R.I.P.
02 – Apple Sin – Roadie Metal
03 – Rising – Road of Metal
04 – Brutallian – Blow on the Eye
05 – Heaven’s Guardian – Dream
06 – Super Over – Esquema
07 – Darkship – Prison of Dreams
08 – Soledad – Giant
09 – Moby Jam – Homem de Gelo
10 – Sickymind – Question of Honor
11 – Oni – Pedaços
12 – Ariel/Kaliban – À Morte
13 – Blancato – Laís
14 – Neogenese – Oceans of Time
15 – High Moonlight – Inovaya
16 – Brvto Amor – Vida
17 – The Walkins – O Sinal

 

Encontre sua banda favorita