O Heavy Metal nacional sempre careceu de apoio e principalmente de uma forma criativa de divulgação. Lembro me que antigamente nos shows undergrounds as bandas divulgavam seu trabalho através de demo tapes. Se você é mais novo talvez não saiba, porém a divulgação mais popular entre os fãs de Heavy Metal a um tempo atrás era através de fitas k7s.

As bandas distribuíam (e também trocavam com outras bandas), seu material através destas esquecidas mídias. O fato era que desta forma muitas pessoas podiam conhecer bandas de fora do seu estado, eu mesmo até hoje tenho várias destas fitas em meu arquivo. Claro que nos dias atuais muita coisa mudou, porém mesmo com a praticidade dos Cds e Mp3 o drama em se divulgar de forma profissional o trabalho de uma banda de Rock/Metal continua. É ai que entra na jogada as coletâneas Roadie Metal para acalentar os corações mais exaltados e principalmente agraciar nossos ouvidos com o que existe de melhor no Heavy Metal nacional.

A coletânea Roadie Metal a meu ver dispensa apresentações, o projeto que já está na oitava edição tornou-se uma das mais importantes mídias de divulgações de Rock/Metal do país.

A caprichosa edição número oito continua com a excelente estrutura de seus lançamentos anteriores, com formato duplo, arte gráfica muito bonita criada por Marcelo Nespoli e caixinha no formato digpack. Mais uma vez a coletânea teve distribuição gratuita para a imprensa especializada e também através de sorteios no programa de webrádio da Roadie Metal, A Voz do Rock, além de campanhas promovidas pelo site oficial.

Musicalmente o material trouxe um time de primeira linha, dentre os quais gostaria de destacar do disco 1 “Claustrofobia”, “Torture Squad”, “Death Chaos”, “Jailor”, “Tormentor Bestial” e “Terrorsphere”, do disco 2 não posso deixar de citar a excelente faixa “ Roadie Metal” da banda “Apple Sin” , mais as bandas “Heaven’s Guardian”, “Black Triad”, “Rising”, “Moby Jam” e “Brutallian”. Claro que as bandas citadas são apenas uma amostra do poder de fogo do volume oito da coletânea Roadie Metal, pois o material contem 33 bandas igualmente competentes.

Mais uma vez o disco 1 nos apresenta vertentes mais extremas como Thrash, Death, Black, Groove e Metalcore por exemplo, e o disco 2 estilos mais clássicos do Rock e Metal como Hard Rock, Heavy Metal e Rock and Roll. No encarte podemos encontrar informações e fotos de todas as bandas participantes mais o contato de cada uma delas, transformando o material numa luxuosa fonte de divulgação.

Vale destacar também o conceito da arte da capa composta por Nespoli.  A ideia traz Hades em seu inferno pessoal, com todas as almas ansiando desesperadamente por salvação. Porém Hades soberano não permite que os condenados saiam do inferno criado por eles mesmos.

Mais uma vez a coletânea Roadie Metal portou-se impar dentro do cenário metálico nacional, e com respeito conseguiu trazer ao público algo mais que músicas, mais sim um sentimento de amor a este estilo que tanto veneramos.

Faixas:

CD 1:

01 – Claustrofobia – Metal Maloka

02 – Torture Squad – Return of Evil

03 – Necrofobia – Membership

04 – Death Chaos – From the Dead They Will Rise

05 – Jailor – Stats of Tragedy

06 – Hunger – Demons In White

07 – Stoned Bulls – Good For Shit

08 – Burnkill – Guerra e Destruição

09 – Terrorsphere – Assassinos

10 – Crookhead – Via Crucis

11 – Fallen Idol – The Boy and the Sea

12 – Tormentor Bestial – Demon of Pervertion

13 – Dying Suffocation – Deathbed

14 – Voiden – Antares

15 – Quintessente – Towards Eternity

16 – Haumette – Changed Heart

CD 2:

01 – Black Triad – R.I.P.

02 – Apple Sin – Roadie Metal

03 – Rising – Road of Metal

04 – Brutallian – Blow on the Eye

05 – Heaven’s Guardian – Dream

06 – Super Over – Esquema

07 – Darkship – Prison of Dreams

08 – Soledad – Giant

09 – Moby Jam – Homem de Gelo

10 – Sickymind – Question of Honor

11 – Oni – Pedaços

12 – Ariel/Kaliban – À Morte

13 – Blancato – Laís

14 – Neogenese – Oceans of Time

15 – High Moonlight – Inovaya

16 – Brvto Amor – Vida

17 – The Walkins – O Sinal