As exímias técnicas musicais aliadas ao peso do Thrash/Death Metal tornam esta obra prima do metal contemporâneo – pode-se dizer com absoluta certeza que as músicas são no mínimo surpreendentes – um grande trabalho. A sonoridade do Claustrofobia no recém gravado EP “Swamp Loco” eleva ainda mais o patamar da banda e confirma a presença do grupo no top five do metal extremo nacional. Musicalmente falando, fatos confirmam as ideias supracitadas: o vocal inconfundível de Marcus D’Angelo em conjunto com os riffs matadores de guitarra; a original rufada de caixa em conjunto com o chimbal e as quebradas abruptas de tempo do baterista Caio D’Angelo; as palhetadas e os backing vocals rasgados do baixista Daniel Bonfogo. É para bater cabeça do início ao fim!

EP “Swamp Loco” – (capa: Fernanda Victorello)

“From The Ashes Of Sacrifice” relampeia os primeiros sons e anuncia a tempestade devastadora que invadirá os tímpanos do ouvinte. Introdução no estilo doom e levada bem marcada tornam esta faixa intensa e visceral – é digna de ser ouvida ao vivo com olhares atentos aos músicos. O solo de guitarra enriquece extremamente a canção e acrescenta mais um ponto positivo à abertura do EP.

Calma, pois este foi apenas o início! Os headbangers se sentirão verdadeiramente contagiados ao ouvirem “Mental Warrior” e, ao depararem-se com uma paulada sonora no mais puro estilo Groove Metal com grande influência de Pantera – que deixaria Dimebag Darrell satisfeito ao ouvir os riffs matadores de guitarra -, não mais conseguirão parar de ouvir o EP. Logo na sequência temos duas faixas cantadas em português e inglês respectivamente: “Zica do Pântano” e “Swamp Loco”. O Claustrofobia se mantem dentro dos trilhos do metal pesado e conta com a atuação brilhante de Caio D’Angelo, que destrói com cortes de bumbo duplo e viradas monstruosas. Um detalhe muito bacana do processo de gravação é que claramente pode-se ouvir as notas entoadas por Daniel Bonfogo no contrabaixo. Com isso, nota-se que desde o primeiro lançamento oficial, a banda sobe sempre um degrau em relação ao trabalho predecessor. O EP “Swamp Loco” foi produzido e gravado pela banda Claustrofobia em conjunto com Addasi Addasi no Fuel Music Studios em Fullerton (Califórnia – EUA) em janeiro de 2018. A mixagem do material foi magistralmente realizada por Russ Russell no É NÓIS Studios (Inglaterra) e contou com a criação da capa sensacionalmente feita pela artista Fernanda Victorello.

Chega então a hora da faixa bônus iniciada com a velocidade e peso de “Buried Like a Bum”, notoriamente típico do Claustrofobia. O encerramento não poderia ser em melhor estilo. A faixa bônus foi produzida e gravada por Russ Russell no Norcal Studios em São Paulo (Brasil) no ano de 2014 e mixada também por Russ Russell no É NÓIS Studios (Inglaterra). A canção faz parte das sessões de gravação do álbum “Download Hatred”.

Ao ouvir e avaliar este material, não há possibilidades de pontuar com nota inferir a 10!

Para conhecer mais sobre o trabalho da banda, acesse: facebook.com/claustrofobiaofficial/