Vou começar o texto indo direto ao ponto.

Sabe quando você se deixa levar pela energia de uma música de forma bem intensa desde a sua primeira audição? Bom, foi exatamente o que aconteceu comigo na primeira vez em que ouvi o álbum “Zeitgeister”, da banda alemã Caliban, de forma completamente despretensiosa.

Esse foi o meu primeiro contato com o Caliban, e o mesmo ocorreu justamente com o seu trabalho mais recente lançado no último dia 14 de maio através da gravadora Century Media Records. Esse é o décimo segundo trabalho em estúdio do grupo, sucedendo o “Elements” de 2018, e sendo também o primeiro onde a banda optou por cantar completamente em sua língua nativa.

E o que me chamou a atenção no Caliban foi justamente o seu som brutal, com linhas modernas do Deathcore e do Metalcore, que já passa uma grande energia desde o início, principalmente a partir da segunda faixa “Trauma”, que conta com a participação especial de Matthi, da banda Nasty, que já traz uma boa porradaria na orelha do ouvinte., sendo uma canção típica de mosh pit.

Essa pegada se mantêm em todo o trabalho, tanto em ritmo mais acelerado quanto em algumas vezes mais cadenciadas, a exemplo de “Nicthts ist für immer”, que ainda tem o adicional de breakdowns cativantes, sem em nenhum momento perder o peso ou a força.

Além disso, a atmosfera sombria também ajuda para o clima agressivo do álbum, ficando mais acentuado na faixa “Intoleranz”, principalmente nos momentos de quebras, dadas principalmente pelas batidas do surdo da bateria.

Então, se você está a procura de um som bom para bater cabeça, e que consiga te passar uma energia cativante para o dia a dia, certamente o “Zeitgeister” do Caliban é uma boa opção, tendo sido até o momento uma das minhas melhores descobertas do ano.

Nota: 10

Caliban – Zeitgeister
Data de lançamento: 14 de maio de 2021
Gravadora: Century Media Records

Tracklist

01 Zeitgeister
02 Trauma (feat, Matthi)
03 Herz
04 Ausbruch nach Innen
05 Feuer, zieh’ mit mir
06 Nichts ist für immer
07 Intoleranz
08 Mein Inferno
09 nICHts

Formação

Andreas Dörner – vocal
Denis Schmidt – guitarra
Marc Götz – guitarra
Marco Schaller – baixo
Patrick Grün – bateria

Encontre sua banda favorita