Felizmente para nós, fãs de Metal, a Armadillo/Secret Service Records não param. Os tributos brasileiros lançados pela gravadora sediada em Londres são de nível altíssimo. Depois dos tributos ao Motörhead, Black Sabbath, AC/DC e Deep Purple, agora é a vez da lendária banda liderada pela dupla Gene Simmons e Paul Stanley que está prestes a realizar sua turnê de despedida (Será?!) receber seu tributo.
Depois de algumas mudanças no tracklist, finalmente o trabalho saiu e o resultado é pra lá de animador. É facilmente notável, que as bandas foram escolhidas a dedo: Power Metal, Death Metal, Prog Metal, Thrash Metal, tem pra todos os gostos, e a maioria das versões, as respectivas bandas conseguiram colocar a sua cara e não se contentar apenas, a soar como o original, afinal Kiss, é Kiss! Ao ver as 21 faixas que compõem o trabalho, pude notar que os ’80s estão tão presentes quanto os ’70s. Quem esperava um desfile da fase áurea que alavancou a banda, caiu do cavalo, a aura Hard Rock dos anos 80 e 90 estão distribuídas em peso.
A faixa de abertura não poderia ser melhor: os thrashers do Válvera transformaram o hino Hard “Heaven’s on Fire” em um thrashão rápido e vigoroso. Uma das melhores do trabalho! Imagine você, o Motörhead cantando outro hino oitentista, “Lick It Up”: divertida e sem frescuras, outro ponto positivo no trabalho.
Os thrashers brasilienses do Soul Factor foram muito felizes na escolha de “Strutter”, uma faixa tão boa, mas tão boa, que nem que quisessem, a deixariam ruim. Começou aí no tracklist, as pérolas dos anos 70. Quem também mandou muito bem, foram os gaúchos do Carniça com “Love Gun”. Incrível como a banda transformou esse hino num empolgante Death/Thrash Metal. Escute essa faixa com carinho, já que foi a maior ‘mutação’ sofrida nesse tributo. Soberba!
Outro que deu seu toque pessoal, foi o vocalista Mario Pastore cantando “I Love It Loud”. O ‘vozeirão’ rouba à cena. O mesmo podemos dizer do Ancesttral em “Fits Like a Glove” que manteve-se fiel à original em termos instrumentais, mas com aquela pegada estilo James Hetfield no vocal, algo que o frontman Alexandre Grunheidt faz como poucos. Outros 2 grandes destaques ficaram para as faixas finais: “Deuce” (Hicsos) e o Taurus com “A World Without Heroes” faixa do polêmico trabalho de 1981, “Music from the Elder” e que deu um baile de peso e atitude em relação à original.
Algumas bandas não chegaram a fazer feio, porém não brilharam como poderiam: Chaos Synopsis, Drowned, Patria e Attrachta são alguns dos exemplos. Deixaram no ar aquela sensação de que poderia ser melhor.
A gravadora está prestes a lançar tributos a outros dois deuses do Heavy Metal: Iron Maiden e Slayer! Pelo jeito, mais pancadaria da boa está por vir. A arte gráfica, a embalagem do CD físico, tudo de primeiríssima linha faz com que esse lançamento seja ainda mais atrativo. Quem apoia de fato o Metal nacional não pode deixar de ter em sua coleção mais essa grande obra. Compre!
Nota: 8,5

Brazil Rock City… The Brazilian Tribute to Kiss
Data de lançamento: 09/2020
Gravadora: Armadillo Records
CD 01
01 – Válvera – Heaven’s on Fire
02 – Motorbastards – Lick It Up
03 – Ossos Cruzados – Psycho Circus
04 – Soul Factor – Strutter
05 – Zênite – Tough Love
06 – Leviaethan – God of Thunder
07 – Chaos Synopsis – Unholy
08 – Bella Utopia – Rock and Roll All Nite
09 – Drowned – I Stole Your Love
10 – Carniça – Love Gun
CD 02
11 – Sextrash – Exciter
12 – Pastore Band – I Love It Loud
13 – Rhasalon – Crazy Nights
14 – Patria – Detroit Rock City
15 – Ancesttral – Fits Like a Glove
16 – Chemical Disaster – Watchin’ You
17 – Ignispace – Forever
18 – Attrachta – Firehouse
19 – Tumulto – War Machine
20 – Hicsos – Deuce
21 – Taurus – A World Without Heroes