Avantasia, a ópera rock liderada pelo vocalista do Edguy, Tobias Sammet, apresenta o seu oitavo álbum de estúdio “Moonglow, lançado em Fevereiro (1) pela Nuclear Blast – chega ao público dia 15.

Como nos seus anteriores lançamentos apresenta vários convidados especiais como Geoff Tate (vocalista original do Queensrÿche), Ronnie Atkins (frontman do Pretty Maids), Michael Kiske (Helloween), Jørn Lande (ex-Masterplan), Eric Martin (Mr. Big), Bob Catley (Magnum), Hansi Kürsch (Blind Guardian), Mille Petrozza (Kreator) e Candice Night (Blackmore’s Night).

Assim como “Ghostlights” – último álbum da banda – , ”Moonglow” é um álbum conceitual. “Cada música é um capítulo baseado em uma criatura que é lançada no mundo, mas não consegue encontrar o seu lugar. Não se conecta com o ambiente e se volta, então, para as sombras na esperança de encontrar abrigo lá”, comenta Tobias Sammet.

”Moonglow” é tudo o que você espera de um lançamento do Avantasia com mais de uma hora de diversão e brincadeira através dos campos do ego e do excesso, e os fãs não ficarão desapontados. Sammet conseguiu superar as desvantagens mais uma vez, aproveitando os diversos talentos de uma variedade de músicos para criar outra coleção de músicas.

A faixa de abertura “Ghost In The Moon”, apresenta o vocal de Sammet contido sobre delicadas notas de piano. Os outros integrantes da banda trazem o poder percussivo fazendo com que estejamos todos juntos na jornada mística. ”Book Of Shallows” apresenta um bom ritmo de thrash dos anos 80, com vocais compartilhados entre vários vocalistas diferentes dando uma textura áspera complementada pelos vocais melados de Sammet.

A faixa-título é peça central de um trabalho coletivo e “Moonglow” não é diferente. Apresentando o folk de Candice Night, a faixa começa com um frágil vocal de Sammet com Night trazendo uma inclinação feminina para o material e dando espaço para a música decolar com seu refrão power metal.  ”The Raven Child” é um épico de 10 minutos, tornando-se a faixa mais longa do disco – dentro do power metal, algumas faixas longas podem se tornas tediosas, mas não é o caso dessa música onde fases calmas são intercaladas com outras mais poderosas, e uma base rítmica de hard rock mantém a música até alcançar o refrão e um interessante conjunto de riffs.

“Requiem For A Dream” começa com alguns segundos de música clássica quase eclesiástica para nos lançar de repente em uma música de power metal, devidamente estrelado por Michael Kiske. 

Outra faixa que merece destaque é o cover de “Maniac”, o corte que fazia parte da trilha sonora ddo filme FlashDance. A versão chega na forma de hardrock com as vozes de Tobias e novamente Eric Martin. Mais uma versão de clássicos dos anos 80 que merece destaque. 

“Moonglow” é um  trabalho excepcional deste projeto que foi ambicioso desde o começo e que continua surpreendendo. O CD já está disponível no Brasil, lançado pela pela Shinigami Records. A turnê será iniciada em Março de 2019 e passará pelo Brasil. A banda será headliner do Free Pass Metal Festival, da produtora Free Pass, que acontecerá no dia 02 de junho em São Paulo.

Confira o clipe do single “Moonglow”

Faixas

01. Ghost In The Moon
02. Book Of Shallows
03. Moonglow
04. The Raven Child
05. Starlight
06. Invincible
07. Alchemy
08. The Piper At The Gates Of Dawn
09. Lavender
10. Requiem For A Dream
11. Maniac
12. Heart (Bonus Track)

 

Músicos

Tobias Sammet  (vocal)
Sascha Paeth (guitarra)
Michael Rodenberg (teclado, piano)
Felix Bohnke (bateria)

Músicos Convidados

Ronnie Atkins (Pretty Maids)
Jørn Lande (Jorn)
Eric Martin (Mr. Big)
Geoff Tate (Operation:Mindcrime)
Michael Kiske (Helloween)
Bob Catley (Magnum)
Candice Night (Blackmore’s Night)
Hansi Kürsch (Blind Guardian)
Mille Petrozza (Kreator)

 

Encontre sua banda favorita