Para inaugurar minhas resenhas, eu escolhi o Arcite, com o álbum “The Escape Key”. A escolha é simples: depois de garimpar diversos sons novos, este foi o que mais se destacou esta semana. A banda britânica, fundada em 2009, traz boas influências do Metalcore e também do Thrash. Em 2011, lançaram o EP “We Lie Awake”, que foi bem recebido pela crítica, mas longe de se destacar como o álbum “The Escape Key”, onde atingiram a maturidade musical. O grupo é formado por Martin Webb e James Newton nas guitarras, Matthew Dix na bateria, Brian James no baixo, e o excelente vocalista Kev McDonald.
Após a abertura da “Intro II”, os ingleses de New Castle nos surpreendem com a destruidora faixa “Removed”, um Thrash rápido, melódico e preciso. Nela você encontrará fortes influências de Slayer, Machine Head, Trivium, principalmente nas linhas vocais. É revigorante. Mas é só o começo.
A segunda faixa, que intitula o álbum, foi o que me motivou a apresentar esta banda para vocês, leitores. É a melhor faixa; densa, forte e absurdamente cativante em seu refrão. Vale conferir em alto volume, muito alto. Na sequência, você perceberá um pouco da influência do Slipknot com a faixa “Perfect”. É uma das que impressionam mesmo – inclusive, destaco a extensão gutural do vocalista Kev McDonald. Impecável.
https://www.youtube.com/watch?v=QJXR14tT7w0
Iniciado o álbum com este trio já citado, as faixas “The Tell”, “ The Murder of Crows”, “Shingles” e “Sanctuary” dão continuidade à obra. Cada uma mesclando o pesado gutural com o melódico do Metalcore e repletas de influências como Killswitch Engage e Bullet For My Valentine. E aí você me pergunta: mas se temos tantas influências como estas, por que eu deveria ouvir o Arcite?
E a resposta vem na faixa que finaliza o álbum após “For The Night” e a instrumental “Salvation – Redemption – Deliverence”. “Amongst Ashes” é aquela faixa que deixa o gostinho de satisfação por ter chegado até ali e também de quero mais. E a notícia boa é que teremos o novo álbum ainda este ano, segundo informações da fan page oficial da banda.
“The Escape Key” é um álbum que vale a pena ser apreciado. Arcite é, com certeza, uma das promissoras bandas do cenário e tem qualidade para agradar aqueles que desejam uma dose de qualidade superior e um Metalcore moderno.
Formação:
Kev McDonald (vocal);
Martin Webb (guitarra);
James Newton (guitarra);
Brian James (baixo);
Matthew Dix (bateria).
Faixas:
01 – II
02 – Removed
03 – The Escape Key
04 – Perfect
05 – The Tell
06 – The Murder of Crows
07 – Shingles
08 – Sanctuary
09 – For The Night
10 – Salvation – Redemption – Deliverence
11 – Amongst Ashes