Um dos maiores desafios das bandas atualmente é conseguir inovar no som, e fazer algo fora da caixa, coisa que e muito difícil de ocorrer em um estilo como o Metal, principalmente por conta do conservadorismo de muitos aqueles que o ouvem.
Mas, em meio a tantos nomes que fazem o mais do mesmo, o misterioso duo dinamarquês Angstskrig conseguiu surgir das sombras com uma proposta que para mim pelo menos era uma grande novidade, que é a junção do Black Metal com o Stoner.
Com um som denominado de “Black n Roll”, no próximo dia 28 de maio (sexta-feira), o Angstskrig irá lançar oficialmente o seu primeiro álbum, intitulado “Skyggespil”, através da Despotz Records, contendo seis músicas inéditas, e que contam com participações especiais de peso como Attila Voros (Satyricon, Sanctuary, Nevermore, Týr), Frédéric Laclercq (Kreator, DragonForce, Sinsaenum), Mathias Lillmáns (Finntroll), Tomas Elofsson (Hypocrisy), e Sylvain Coudret (Soilwork).
Ou seja, mesmo sem sabermos quem são os integrantes envolvidos por trás do Angstskrig, percebemos que os caras não estão aí para brincadeira.
Certamente, o som da banda é mais puxado para o Black Metal, não só em sua sonoridade como também em sua atmosfera, mas se utilizando bastante da distorção “fuzz” característica do Stoner ou do Garage Rock, fazendo uma música ainda mais suja.
E se aproveitando disso, em algumas faixas, como a “Lucifer Kalder”, o duo se utiliza de uma pegada muito mais intensa, puxando mais para o lado do Rock N Roll frenético, fazendo um som ainda mais pesado e sujo, mas ainda com o vocal característico do Black Metal. Além disso, na mesma música citada, contamos também com linhas de teclado típicas do Rock setentista.
O Doom também é outro subgênero presente no trabalho, mais especificamente na faixa “Slæbt Gennem Sølet”, que é um pouco mais cadenciada em relação aos outras, apresentando características do “Doom” em seu início, mas ganhando um pouco mais de intensidade no refrão.
E por fim, é perceptível que mesmo a banda se utilizando de estilos considerados mais “sujos”, eles não abrem mão da técnica, tendo realizado boas experimentações ao longo de todo o ‘Skyggespil”, além de solos bem virtuosos.
Seja lá quem forem os integrantes do Angstskrig, percebemos que os mesmo não se tratam de músicos que começaram ontem, tendo assim iniciado sua trajetória com o pé direito.
Nota: 9,5

Angstskrig – Skyggespil
Data de lançamento: 28 de maio de 2021
Gravadora: Despotz Records
TRACKLIST
01 Skyggespil (feat Attila Vörös)
02 Uhygge
03 Lad Paladserne Brænde
04 Lucifer Kalder (feat Frédéric Leclércq)
05 Slæbt Gennem Sølet (feat Mathias Lillmåns, Tomas Elofsson)
06 Knæfald (feat Sylvain Coudret, Frederik Brandt Jakobsen)