Resenha: Ambush – Firestorm (2014)

NWOBHM. Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, essa sigla (New Wave of British Heavy Metal) denomina um movimento musical ocorrido na Inglaterra no final dos anos 70, onde uma quantidade boa de excelentes bandas de Heavy Metal deram as caras, acabando assim com o reinado do “Punk Rock”. Judas Priest, Saxon, Angel Witch, Diamond Head e Iron Maiden foram alguns dos expoentes mais importantes dessa “nova era” musical dentre tantos outros.

Contudo, dois detalhes são interessantes sobre o movimento. Primeiramente, podemos observar que ele não ficou restrito ao Reino Unido. Exciter (Canadá), Sortilége (França) e Heavy Load (Suécia) são exemplos clássicos. E por falar em Suécia, é onde podemos extrair o segundo detalhe. Pois é incrível como o país nórdico tem revelado nos últimos anos bandas excelentes com uma sonoridade fortemente influenciada pela NWOBHM.

E uma dessas bandas é o excelente Ambush. A banda é oriunda da cidade de Växjö e foi formada em 2013. “Firestorm” (2014) é o disco de estreia desses garotos, e realmente o trabalho chama a atenção de forma muito positiva. Canções simples, mas ao mesmo tempo, fortes, impactantes e na maioria das vezes, com ótimos e grudentos refrãos. A cozinha formada pelo baterista Linus Fritzson e o baixista Ludwig Sjöholm dão conta de forma excelente do recado. O trabalho dos guitarristas Olof Engkvist e Adam Hagelin é digno de lembrar duplas lendárias da NWOBHM, com ótimos riffs e solos dobrados na escola ‘maideniana’. O vocalista Oskar Jacobsson possui uma boa versatilidade em sua voz, e em diversos momentos, lembra o lendário Rob Halford, além de possuir uma excelente presença de palco.

ambush1

Destacar apenas uma música é uma tarefa complicada devido à excelência do trabalho, mas diria que “Don’t Shoot (Let’em Burn)” e “Natural Born Killers” podem mostrar bem a extrema qualidade da banda. Portanto, “Firestorm” é indispensável e obrigatório para qualquer fã de Heavy Metal.

Formação:
Oskar Jacobsson (vocal);
Olof Engkvist (guitarra);
Adam Hagelin (guitarra);
Ludwig Sjöholm (baixo);
Linus Fritzon (bateria).

Faixas:
01 – Firestorm
02 – Ambush
03 – Hellbound
04 – Don’t Shoot (Let ‘Em Burn)
05 – Close My Eyes
06 – Molotov Cocktail
07 – Heading East
08 – Master of Pain
09 – Natural Born Killers

Encontre sua banda favorita