Mais um da série “old but gold”, vamos de Alcest, com seu disco Kodama, lançado pela Prophecy Productions em 2016, com 6 faixas inéditas e 1 bônus.

Não dá pra falar em Alcest sem citar o sistema de variações rítmicas que a banda segue.                                                                         

Tudo bem que boa parte disso é culpa do Blackgaze, estilo que a banda segue, e que foi criado por Neige, o vocalista, mas nesse álbum essas variações se ressaltam muito mais do que nos outros discos.

Esse disco vem para satisfazer os fãs, que estavam “tristes” pelo álbum anterior, “Shelter”, ser muito calmo, e ter mais características do shoegaze do que do blackmetal em si.

Kodama”, a primeira faixa do disco, chega fazendo jus ao estilo, com um começo bem calmo, instrumental, que vai evoluindo para um misto de guitarras distorcidas e bumbo estilhaçando, sempre com o vocal típico do Alcest, da voz angelical até os berros agonizantes.

Eclosion” pra mim é a melhor música da banda até agora, com uma letra que diz muito sobre auto aceitação, sobre como ser você mesmo, por mais que isso doa nas outras pessoas.

As faixas “Je suis d’ailleurs” e “Oiseaux de proie” tem um instrumental muito bem ritmado, sem perder as características do blackmetal, e mostram uma evolução técnica da banda.

Untouched” é a mais calminha do disco, destoando um pouco do resto das músicas, e ela caberia facilmente em “Shelter”.

O disco finaliza com “Onyx”, uma música apenas instrumental, cheia de arranjos e ambiências que meio que não mudam durante a música toda, mas ainda assim, pra quem curte o estilo, não deixa a desejar.

A faixa bônus é “Notre sang et Nos Pensées”, também instrumental, que por algum mistério aparece em algumas fontes como parte do disco, e em outras ela nem é citada.

A minha nota será 10 não só pela qualidade dele, mas pela importância que teve pra mim, pois foi o disco que me introduziu ao mundo do Blackgaze.

Alcest – Kodama
Data de Lançamento: 30 de setembro de 2016
Gravadora: Prophecy Productions

Tracklist:
1.
Kodama
2. Eclosion
3. Je suis d’ailleurs
4. Untouched
5. Oiseaux de proie
6. Onyx
7. Notre sang et nos pensées (bônus)

Formação:
Neige – guitarra, voz, teclado, gravação, produção, mixagem, ilustração, design
Winterhalter – bateria, gravação, produção, mixagem