Resenha: Agoniza – O Significado da Carne (EP – 2020)

by Alexandre Veronesi

Pandemia, quarentena, isolamento social… nada de bom acontecendo no momento, certo? Errado! Foi durante esse período caótico vivenciado por todos nós que nasceu o AGONIZA, banda de Metal extremo com influências de Death, Thrash e Black Metal, formada por músicos que integram ou já integraram nomes respeitados do underground nacional, como A Peste, Expose Your Hate, Open The Coffin, Sanctifier, Lord Blasphemate, entre outros. E assim, com poucos meses de existência, o grupo já lançou seu EP de estreia, intitulado “O Significado da Carne”, disponível para apreciação em todas as plataformas digitais desde o dia 12 de Julho.

O trabalho, que foi gravado de forma remota – visto que cada membro reside em um estado diferente do país – e mixado/masterizado pelo guitarrista Nicolas Gomes, foi todo composto em língua portuguesa, e tem seu conceito lírico inteiramente baseado na obra literária “O Aparicionista”, datada de 1789, do escritor alemão Friedrich Schiller.

A canção de abertura leva o nome do livro, “O Aparicionista”, se apresentando densa, crua e climática, enquanto “O Deslumbramento” traz uma veia mais melódica, elemento este muito bem incorporado à sonoridade rústica do grupo, assim como também acontece em “Os Vindouros Enganos”. “O Teatro do Absurdo” se destaca por suas diversas alternâncias de andamento e ótimas frases de contrabaixo, e “O Significado da Carne”, faixa-título do registro, mostra-se altamente ríspida e possui algumas boas linhas vocais mais “cavernosas”, abrilhantando o resultado final e encerrando a audição em grande estilo. As 5 faixas, somadas, tem a singela duração de 12 minutos, o que deixa o ouvinte com aquele inevitável gostinho de “quero mais”.

Vale destacar que a gravação do EP é de ótima qualidade, pois mesmo se tratando de um registro “caseiro”, a tecnologia atual – aliada à competência do profissional responsável, é claro – permite que os produtores realizem trabalhos de alto nível em seus próprios “home studios”.

Se existe algo de positivo nesse momento de crise mundial é o constante surgimento de novas boas bandas, e a AGONIZA definitivamente é uma delas. Ficaremos de olho!

Agoniza – O Significado da Carne (EP – 2020)
Gravadora: independente
Data de lançamento: 12/07/2020

Tracklist:
01 – O Aparicionista
02 – O Deslumbramento
03 – Os Vindouros Enganos
04 – O Teatro do Absurdo
05 – O Significado da Carne

Formação:
Zé Misanthrope – vocal
Nicolas Gomes – guitarra
Cláudio Slayer – baixo
Victor Barbosa – bateria

Nota: 8,2

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish