Harri Sarpavaara, finlandês que encontrou no rock/metal uma razão para publicar suas ideias, pensou em um nome de banda para essas publicações. A partir disso surgiu a banda Rare Elements que, em 2019, estreou a canção “Along a Lonely Lane” nas plataformas de streaming. Ali se pensou em fazer um som melancólico, cru e melódico bem distante da habitual velocidade do heavy metal. No entanto, o single trouxe uma ceta que apontava a uma direção pesada e ousada, dessa feita, pode-se ouvir dedilhados e riffs distorcidos se alternando na mesma música. Hoje, com mais bravura, o projeto entrega o single “The Same Through Fire” com bastante fôlego.
Desde o início, o Rare Elements entrou em constante mutação aparentando ser uma banda em busca de um estilo. O que se pode ter certeza sobre o que Sarpavaara e seu projeto tocam vem da atitude. Uma atitude que provém do punk por ser um som despretensioso e visceral, mas também pode vir do rock’n’roll por mergulhar em um clima setentista. Essa mistura de energia pode ser conferida pelas oito faixas de seu único álbum completo “Where the Beast Sleeps” (2022), o que não se pode negar é que Rare Elements é uma fábrica de versatilidade.
Mais recentemente, sobretudo nos singles lançados em 2025, houve muito flerte aos recursos mais pesados da música, com performances mais inseridas no thrash metal, embora a acidez ainda é deleitável pelo som. Dessa maneira, conclui-se que isso é uma coisa presente em seu DNA e que, somada ao peso da sua guitarra e à pegada da sua bateria, temos um som genuinamente autêntico. Essa empolgação você escuta facilmente em músicas como “Veins of Dark Light”, “She Appears” e à incendiária “The Same Through Fire” que encarnece não apenas os riffs da guitarra, mas o suporte do baixo e a demolição da bateria.
Rare Elements pode ter navegado em diversas águas, mas as influências atuais desse fenômeno finlandês não passam despercebidas de nomes como Megadeth, Celtic Frost e outros. “The Same Through Fire” não possui aquele solo virtuoso, mas seus solos rápidos ajudam a balançar a cabeça. De maneira idêntica, o andamento cadenciado que dá propulsão à cozinha revela a artilharia que surge das baquetas. Agora, a característica nunca perdida de Rare Elements sempre esteve no timbre da guitarra que, de modo abafado, emite peso, harmonia e deselegância. Se você busca ouvir um som cru para empolgar na sala ou com os amigos, a turma do Harri Sarpavaara te atende com toda propriedade.
Ouça “The Same Through Fire” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/rareelementsrock
https://linktr.ee/rare.elements?utm_source=linktree_profile_share%3Csid=e691963a-989e-4e11-b311-2ae20e897b94
https://www.facebook.com/rareelementsrock
https://x.com/harrisarpavaara
https://www.instagram.com/harrisarpavaara?igsh=MTQydGYxNWp0dWNobA%3D%3D&utm_source=qr