A banda Raivosos, originária da zona oeste do Rio de Janeiro, é composta por Guilherme Castro (vocal e guitarra), Rafael Oliveira (bateria), João Pedro Monteiro (guitarra solo) e Bernardo Veloso (contrabaixo), jovens talentos que se conheceram no ambiente escolar e encontraram na música uma fuga da rotina de estudos, formando a banda quando ainda tinham entre 17 e 18 anos de idade. Seu primeiro encontro com o público ocorreu em dezembro de 2019, numa festa privada, onde apresentaram um repertório de covers nacionais e internacionais. A reação positiva da plateia os impulsionou a tocar em bares e pubs, inaugurando sua jornada musical. A estreia oficial nos palcos aconteceu em Janeiro de 2020, quando abriram a noite para a The Smiths Cover Brasil, algo que se repetiu duas semanas depois, associado ao talento dos músicos. Nesse evento, a banda apresentou sua primeira composição autoral “Sequestro Relâmpago”, capturada em detalhes pelo Canal do Youtube Rock Oculto em uma entrevista reveladora, consolidando sua presença no underground carioca.
No contexto da pandemia de COVID-19, os bares e casas de shows fecharam, levando os membros da banda a canalizarem suas energias na composição de novas músicas autorais. Em apenas seis meses a banda criou sete canções, incluindo a marcante “Niflheim (Rainha do Gelo)”, que funde influências do Metallica, Legião Urbana e Slipknot. Essa última se tornou o primeiro single da banda, lançado em maio de 2021, ganhando destaque no festival online Toca Que Eu Te Escuto e sendo destacada pelo canal Rock Oculto. A canção fala sobre uma história de amor não correspondido, uma desilusão amorosa, com temática medieval baseada em mitologia nórdica. Hoje conta com mais de 200.000 reproduções no Spotify.
Em março do ano passado, a banda lançou o segundo single, “Muspelheim (Surtur)”. Essa música também tem sua temática inspirada em mitológica nórdica, a qual explica seu parentesco com Niflheim: na Mitologia, a primeira das 9 terras nórdicas foi Niflheim (a terra do Gelo), logo após, surgiu Muspelheim (a terra de fogo, a qual abriga o gigante Surtur – que é o responsável pelo fim dos tempos “Ragnarok” -), e o calor de Muspelheim derreteu o gelo de Niflheim e trouxe a vida Ymir, o ser primordial. Portanto, assim como na mitologia nórdica Niflheim e Muspelheim deram origem à todo o universo, dando também origem à vida da Raivosos. A música trata sobre Justiça, e tem referências sonoras do Metallica e Gojira.
Em junho do mesmo ano, a banda lançou seu primeiro trabalho oficial, o EP Sequestro Relâmpago, trazendo as faixas “Sequestro Relâmpago”, que dá nome ao lançamento. Esta foi a primeira música composta pela banda, durante o caminho de volta da sua primeira apresentação ao vivo, e conta a história desse fatídico dia com referência a seus acontecimentos. Tem bastante inspiração no Rock Nacional dos anos 80, com uma forte veia punk, de bandas como Legião Urbana e Capital Inicial. A faixa “Revoluções a Milhão”, tem seu nome inspirado na banda RPM (Revoluções por Minuto), e trata sobre a intensa onda de protestos políticos que assolou o Brasil entre os anos de 2014 até 2020, dando um panorama geral da nossa política e criticando toda a instabilidade e desigualdade social sofrida diariamente por nós, cidadãos brasileiros. Tem influências de Hard Rock e Rock Nacional Brasileiro (80’s). A seguir vem “Paraíso Fiscal”, fechando o play. A música traz consigo uma crítica social a todo e qualquer líder político que nosso pais já teve, desde a sua origem até os dias de hoje. Contesta a glorificação de caráter messiânica costumeiramente atribuída a políticos por suas massas, fazendo um paralelo entre a História do Brasil e a Bíblia, comparando acontecimentos sociais à parábolas bíblicas. Além de ser a letra favorita composta pelo vocalista da banda, ela tem a maior gama de referências sonoras, variando do Ska e reggae até o hard rock e o metal. Foi muito inspirada em Legião Urbana e Far From Alaska.
As letras da Raivosos abordam temas cotidianos, da política às relações interpessoais, todas envoltas em influências do rock e outros gêneros, tanto nacionais quanto internacionais. A banda busca tornar-se uma expressiva voz no cenário do rock experimental ao proporcionar uma abordagem inclusiva e diversificada do rock, construindo um público eclético e fervoroso. Atualmente conhecida como “A Nova Geração do Rock”, título concedido por seus fãs, a Raivosos segue ativa, marcando presença em eventos, festivais e casas de shows tanto no Rio de Janeiro quanto fora do estado. Seu repertório já conquistou palcos renomados, incluindo o Rock 80 Festival, Gastrobeer Rio, Urca Rock Beer Festival, Ostras Cycle, União de Motos, Tamoios Moto Show, Rock Experience Rio, The Drunks Pub, O Abrigo Pub, Gato Negro Pub, Bar do Chico, Lado B Rock Bar e entre outros.
Confira no play abaixo o som da banda Raivosos:
No mês passado, a banda iniciou o processo de gravação do seu próximo lançamento, seu primeiro álbum de estúdio, o qual contará com 7 faixas, e trará uma sonoridade pesada, bastante influenciada pelo Heavy Metal, abordando temas sentimentais, emocionais e sociais.
Siga a banda Raivosos nas redes sociais:
• Plataformas de streaming:https://linktr.ee/raivosos
• Instagram: https://instagram.com/banda_raivosos
• Youtube: https://youtube.com/@banda_raivosos
• Facebook: https://www.facebook.com/raivosos.banda/
Crédito das fotos: Facebook/ Raivosos
Fonte: Raivosos
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”