O Aclamado filme “Bohemian Rhapsody” brilhou no Oscar na noite deste domingo, 24. Em cerimônia realizada no Teatro Dobly, em Los Angeles, a cinebiografia ganhou em quatro das cinco categorias que disputou: “Melhor Ator”, “Melhor Edição de Som”, “Melhor Edição” e “Melhor Mixagem de Som”. A única derrota foi na categoria de “Melhor Filme”, em que “Green Book” acabou levando a melhor.
O ator Rami Malek, que deu vida ao icônico Freddie Mercury, faturou a estatueta pela primeira vez na sua carreira. Ele concorria com Christian Bale (“Vice), Bradley Cooper (Nasce uma Estrela), William Dafoe (“No Portal da Eternidade”) e Viggo Mortensen (“Green Book”).
Rami iniciou seu discurso agradecendo à sua família, informando que sua mãe estava na platéia, mas que seu pai não pôde vê-lo decolar na carreira:
“Eu gosto de pensar que ele está vendo isso de algum lugar.”
E ainda seguiu agradecendo aos membros do QUEEN:
“Eu não era a escolha óbvia (para o papel), mas acho que deu certo. Eu tenho uma dívida eterna com vocês.”
Freddie Mercury também foi lembrado por Malek:
“Ele era um garoto tentando descobrir sua identidade. Para os garotos que ai estão tentando descobrir a sua, nós estamos aqui celebrando um homem gay, filho de imigrantes, que sempre foi verdadeiro consigo mesmo.”
No final, o ator homenageou a sua namorada, a atriz Lucy Boynton, que deu vida à Mary Austin no filme, com quem ele se envolveu nas filmagens do longa:
“Você é a alma deste filme. Eu amo você.”
Rami Malek era o favorito para levar a estatueta. Ele já havia ganho o prêmio de melhor ator no Globo de Ouro, em que “Bohemian Rhapsody” também levou como “Melhor Filme”.
Assista ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=iy4GL6RtVOk
O QUEEN, acompanhado do vocalista Adam Lambert, se apresentou na abertura da cerimônia, com um medley para “We Will Rock You” e “We Are the Champions“. no que parecia uma premonição de que a película seria a grande vencedora do Oscar 2019. Assista a performance da banda abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=XwbCfVEB5EM