Hoje, inspirado pelo novo vídeo clipe do Judas Priest, Lightning Strike do álbum Fire Power resolvi escrever algo que de certa forma me fez filosofar.
Qual a maior banda de Heavy Metal de todos os tempos?
Bom, é muito difícil responder essa pergunta pelo fato de que abundam bandas realmente incríveis, mas se utilizarmos certos critérios poderemos chegar na resposta ou até mesmo perto dela.
Pois bem, vamos lá!
Se o critério para eleger a maior banda de Heavy Metal for ter criado um estilo que perdura incólume através das décadas, a resposta é certeira: Black Sabbath!
Desde 1969, a banda com seus riffs demoníacos e pesados – cortesia do pai Tony Iommi – e as vocalizações desesperadoras de Ozzy Osbourne criaram um estilo que deu origem a outros estilos dentro do Metal – Death, Doom, Thrash e Black Metal.
A gênese negra, o limiar do metal pesado, o monstro que destrói as cidades por onde passa.

E se o critério for propagar o Heavy Metal?
Difundi-lo e ter em sua história proezas, verdadeiras façanhas só destinadas aos semideuses mitológicos? Creio que a banda que melhor se enquadra nesse quesito seja o… Iron Maiden!
A Donzela de Ferro, na figura de seu mentor Steve Harris e do extraordinário vocalista Bruce Dickinson, caminha sobre a terra cravando êxitos por onde passa, como por exemplo a turnê do álbum Powerslave, a World Slavery Tour. Foram 187 shows ao redor do planeta chegando a tocar para mais de 350.000 pessoas no Rock In Rio 1. Lotou o Hammersmith Odeon na Inglaterra e o Long Beach Arena nos Estados Unidos por 4 dias cada um, um recorde notável, e me arrisco a dizer impossível de ser batido.

Mas se acrescentarmos um outro critério? Qual a banda que leva o espírito do Heavy Metal? Riffs pesados e rápidos. Poder. Fúria. Couro e spikes mostrando o quão perigoso e ameaçador é o estilo? Na minha humilde opinião: Judas Priest!
Já no segundo álbum – Sad Wings Of Destiny – pudemos sentir a aura metálica começando a emanar dos riffs e solos inspirados de Glenn Tipton, que para mim é o maior guitarrista do Metal abaixo somente do Pai dos riffs negros, Tony Iommi; e a voz potente e destruidora de Rob Halford criaram uma doutrina, um fundamento, um preceito: defender e manter a fé metálica.

Mas a pergunta que não quer calar: qual a maior banda de Heavy Metal de todos os tempos?

Seria pouco para um estilo que concebe centenas de bandas ao redor do mundo e que produz uma enorme quantidade de material, eleger uma banda somente.
O Metal é uma religião politeísta onde inúmeros deuses ocupam seus lugares no panteão de aço, e a conclusão que chego é a seguinte: Black Sabbath, Iron Maiden e Judas Priest representam a Sagrada Trindade do Metal.


Em suma, o Metal nasceu com o Sabbath, cresceu com o Maiden e hoje vive firme e forte no Judas Priest, e se alguém citar o Manowar e o Motörhead lembrem-se de que o Manowar veio depois dessas três bandas, e o Deus Lemmy sempre dizia que o Motörhead era Rock’n’Roll.
Alguém discorda? Deixe sua opinião.