Já se passaram quatro anos desde que a banda americana Prong lançaram seu aclamado EP Age Of Defiance e, neste outono (hemisfério norte), eles fazem seu retorno ansiosamente esperado com a chegada de seu décimo terceiro álbum de estúdio, intitulado State Of Emergency, com lançamento previsto para 6 de outubro, via Steamhammer/ SPV. A experiência conquistada de estar na vanguarda da cena do heavy metal nos EUA e ao redor do mundo por muitas décadas deu ao vocalista Tommy Victor e à banda a visão de saber o que está por vir e continuar produzindo essa receita impecável de punk, metal, pós-punk noise, doom, blues e thrash que compõe o som do Prong.
State Of Emergency é um quadro furioso de agressão da Costa Leste, envolto naquele som clássico do Prong que nunca sai de moda. O primeiro single oficial do álbum, “Non-Existence”, é uma imagem perfeita de seu som geral. Abaixo você confere o lyric video oficial, lançado junto à divulgação do novo álbum. Sobre a faixa, Victor comenta: ” ‘Non-Existence’, com sua guitarra ruidosa de estilo techno, que é onipresente neste álbum, é um pouco como meu olhar retrospectivo para ‘Rude Awakening’.” Victor descreve a direção estilística das onze canções que compõem State Of Emergency: “É um álbum muito Prong. Acho que transcende totalmente o gênero e definitivamente ignora o que está acontecendo por aí atualmente.”
Comentando sobre sua abordagem artística, ele diz:
"Eu gosto de todos os tipos de música. Este álbum reflete totalmente isso porque cobre muitos ângulos diferentes. Ao mesmo tempo, 'State Of Emergency' é muito voltado para a guitarra e um exemplo típico de meu estilo.'"
Produzido pelas mãos habilidosas do lendário produtor Steve Evetts (Sepultura, The Dillinger Escape plan), State Of Emergency surpreende na faixa pós-punk “Disconnected” e então balança na faixa-título. Lançado originalmente como single autônomo no início de 2023, “Breaking Point” não faz prisioneiros com letras honestas e atitude cortante, enquanto “The Descent” é um clássico estrondoso rápido como um raio. Sobre a faixa “Back (NYC)”, Victor diz: “Para mim, é como se Jimmy Page tivesse escrito uma música tocando no amplificador de Dimebag , com Henry Rollins cantando. Uma espécie de experimento estranho, com certeza!” O álbum fecha com um cover de “Working Man”, originalmente escrita e gravada pelo lendário Rush. Victor comenta o cover: “Rush foi o primeiro power trio que vi ao vivo e fiquei impressionado com eles.'”Working Man’ é tão simples e tão pesado. Eu também adoro a letra. Achei que seria ótimo afinar um pouco e desacelerar, e acho que acertamos em cheio.”
Confira abaixo o lyric video oficial do single “Non-Existence”
Veja abaixo a tracklist completa de State of Emergency e a arte da capa:
01. The Descent
02. State Of Emergency
03. Breaking Point
04. Non-Existence
05. Light Turns Black
06. Who Told Me
07. Obeisance
08. Disconnected
09. Compliant
10. Back (NYC)
11. Working Man (Rush Cover)
Crédito da Foto de capa: Bandcamp (divulgação)
Fonte: Blabbermouth.net
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”