O Pink Floyd lançou recentemente uma nova canção, após 28 anos, como uma referência ao conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. Trata-se da música “Hey Hey Rise Up”, que foi lançada em versão digital em abril e ganhou a versão física, em CD e LP, nesta última semana. O single, em versão física, presenteou os fãs da banda com uma nova versão de uma das faixas do clássico álbum The Division Bell (1994), intitulada “A Great Day for Freedom”, totalmente retrabalhada. O guitarrista David Gilmour reformulou a música, usando as fitas originais que apresentam Nick Mason, na bateria e Richard Wright, nos teclados, juntamente com os vocais de apoio de Sam Brown, Claudia Fontaine e Durga McBroom. A faixa foi composta por Gilmour, com letras dele e de sua esposa Polly Samson.

Falando sobre a música, em 1994, Gilmour disse:

“Houve um momento maravilhoso de otimismo quando o muro de Berlim caiu – a libertação da Europa Oriental do lado não democrático do sistema socialista. Mas o que eles têm agora não parece ser muito melhor. Novamente, estou bastante pessimista sobre tudo isso. Eu meio que desejo e vivo na esperança, mas tendo a pensar que a história se move em um ritmo muito mais lento do que pensamos. Eu sinto que a mudança real leva muito, muito tempo.” 

Por causa da guerra atual, a canção foi escolhida para integrar o lançamento do single e sobre isso, Gilmour declarou:

“Qualquer guerra, mais particularmente uma guerra que é iniciada por uma superpotência mundial contra uma nação democrática independente, deve gerar enorme raiva e frustração em uma. Como eu disse antes, tenho uma pequena conexão lá; minha nora é da Ucrânia. E a banda Boombox é de ucranianos, que eu já conhecia, não bem, mas de algum tempo atrás. É uma coisa extremamente difícil, frustrante e revoltante que um ser humano possa ter o poder de entrar em outra nação democrática independente e começar a matar a população. É apenas obsceno a um ponto que está além da minha crença.”

Vale lembrar que Gilmour convidou o vocalista ucraniano Andriy Khlyvnyuk, da banda Boombox, para participar da música. Ele desistiu de uma turnê, nos Estados Unidos, para lutar pelo seu país. Todos os lucros da faixa são revertidos para ajuda humanitária na Ucrânia. Os vocais de Andriy foram tirados de uma postagem no Instagram do cantor, na Praça Sofiyskaya, em Kiev, cantando “Oh, The Red Viburnum In The Meado”, uma música de protesto ucraniana escrita durante a Primeira Guerra Mundial.

Confira abaixo a nova versão da canção “A Great Day for Freedom”, com a participação de Andriy Khlyvnyuk, que acompanha o single:

Arte da capa do single “Hey Hey Rise Up”

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: 
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita