E a espera finalmente acabou para os aficionados fãs da icônica banda progressiva Pink Floyd. O tão aguardado relançamento do clássico álbum Animals, de 1977, já tem data, 16 de setembro. O trabalho será relançado nos formatos CD, LP, SACD e Blu-ray, e no dia 7 de outubro na versão deluxe, sendo esta a primeira vez que o trabalho estará disponível na tecnologia 5.1 Surround Sound. Este relançamento, em comemoração aos seus 45 anos do lançamento original, colocou em pauta novamente as diferenças entre o baixista Roger Waters e o guitarrista David Gilmour. A briga entre a dupla vem de anos atrás e envolve uma discordância a respeito dos textos escritos pelo jornalista Mark Blake. Depois de muita confusão, Waters cedeu e aceitou a remoção das notas na cópia do álbum, mas o músico foi em seu site oficial criticar Gilmour e sua esposa, Polly Samson.
A nova edição trará ainda um livreto de 32 páginas com arte de capa redesenhada e adaptada à era moderna por Aubrey “Po” Powell, que falou sobre o desenvolvimento de seu trabalho na versão moderna do álbum. Ela disse: “Com a capa do álbum original de 1977 sendo uma peça tão icônica de arte por si própria, tive a chance de atualizá-la, o que foi uma tarefa bastante assustadora. Mas, a Hipgnosis aproveitou a oportunidade para fotografar o local novamente, visando refletir uma mudança. Usando técnicas modernas de coloração digital, mantive a mensagem bastante sombria do Pink Floyd de decadência moral, usando os temas ‘orwellianos’ de animais e o porco Algie, fiel à mensagem do álbum.” Vale lembrar que o conceito por trás de Animals, como muitos fãs sabem, critica o capitalismo e sua forma de moldar a sociedade através do consumo.
Animals foi o décimo álbum de estúdio da banda, lançado originalmente em janeiro de 1977, sendo um álbum conceitual, que faz críticas às condições político-sociais da Inglaterra dos anos 1970, além de apresentar uma notável mudança no estilo musical do grupo. Animals foi gravado nos estúdios da banda, Britannia Row Studios, em Londres e a sua produção foi marcada pelos primeiros sinais de discórdia que, posteriormente, culminariam na saída do tecladista Richard Wright da banda. A capa do álbum, um porco sobrevoando entre duas chaminés da Usina Termelétrica de Battersea, foi desenvolvida pelo baixista e letrista Roger Waters, em conjunto com Storm Thorgerson e a agência Hipgnosis, colaborador de longa data do grupo.
Embora Waters pudesse ser contra o novo movimento, as suas preocupações sobre a desigualdade, o preconceito e as atitudes sociais e políticas da época não estavam muito longe do que expressavam as novas bandas. O disco é baseado no livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, em que equipara os humanos a cada um dos três animais do livro: os cães são usados para representarem os homens da lei; os porcos os políticos corruptos e moralistas; e as ovelhas, que sem pensamento próprio, cegamente seguem um líder. Enquanto o romance concentra-se no comunismo, o álbum é uma crítica direta ao capitalismo e, embora ambos defendam os ideais do socialismo democrático, o álbum têm de diferenças com o livro que a ovelha se rebele e domine os seus opressores.
Ouça na íntegra, o clássico álbum Animals:
Uma vez que o álbum estava completo, o novo trabalho foi na sua capa. Hipgnosis, designer da capa do álbum anterior da banda, ofereceu três ideias, uma das quais era uma pequena criança entrando no quarto de seus pais e os encontrando fazendo sexo: “copulando, como os animais!”. Mas, o conceito utilizado foi desenhado por Waters, que na época vivia em Clapham Common e passava várias vezes em frente a Usina Termelétrica de Battersea, que já estava perto de ser fechada. A vista do edifício foi escolhida para a imagem da capa, e a banda contratou a empresa alemã Ballon Fabrik (que já havia construído dirigíveis Zeppelin) e o artista australiano Jeffrey Shaw para a construção de um balão suíno de 9,1 m (conhecido como Algie). O balão foi cheio com gás hélio e colocado em frente ao edifício, em 2 de dezembro, com um atirador treinado pronto para disparar, se ele escapasse. Infelizmente, o mau tempo atrasou a sessão de fotos e o empresário da banda, Steve O’Rourke, não tinha planos de contratar o atirador por mais dias. No outro dia, o balão se soltou das cordas e desapareceu da vista, posando em Kent, sendo recuperado por um fazendeiro local, que aparentemente estava furioso porque “havia assustado suas vacas”. Depois, escolheram outro dia para a sessão de fotos, mas como as fotografias iniciais da central de energia foram consideradas melhores, a imagem do porco foi sobreposta sobre uma dessas. O tema da capa também está incluída nos rótulos do LP. No lado A mostra uma objetiva olho de peixe de um cão em um campo tipicamente inglês, enquanto o lado B mostra um porco e uma ovelha no mesmo local. Eles usaram a caligrafia do baterista Nick Mason como fonte tipográfica para todo o álbum. Dentro da embalagem foram utilizadas fotografias monocromáticas das ruínas ao redor da usina.
A versão atualizada da capa de Animals você confere na ilustração do topo desta matéria. Confira abaixo a arte original da capa do álbum Animals:
Fonte: Wikimetal e Wikipédia
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