Em entrevista para o podcast “Aftershocks”, Phil Demmel, ex-guitarrista do Machine Head, comentou sobre o renomado álbum “The Blackening”, lançado em 2007, e que foi indicado ao Grammy, sendo também considerado o álbum da década pelo revista britânica “Metal Hammer” em 2010.

Segundo Phil, sua contribuição para o álbum foi o essencial para que o mesmo pudesse ficar pronto.

As pessoas o consideram como uma coisa enorme. Os caras do Metallica foram realmente inspirados por esse álbum, e eu tive muita coisa a ver com isso, independente de ser creditado ou não, ou recentemente descreditado no site (do Machine Head). Muitas daquelas músicas não aconteceriam sem a minha contribuição.

A forma que escrevi algumas das primeiras partes, e ao longo da minha carreira com o Machine Head, foi eu tentando vir com o máximo de músicas que eu podia, porque eu sabia que uma vez trazendo, seria finalizado e movido em uma direção, ou qualquer coisa do tipo. Então uma música como ‘A Farewell To Arms”, eu fui o catalisador para essa; eu trouxe para a intro. E ‘Slanderous’ foi a primeira música que escrevi para o disco. Músicas como essa, e ‘Beautiful Morning’, essas músicas foram todas trazidas por mim. O inicio de ‘Now I Lay Thee Down’, o início foi feito por mim, e então colaboramos mais tarde.

E então, Demmel concluiu.

Todas essas músicas não aconteceriam – se eu escrevi 20% ou levando todo o crédito por seja lá quanto, as outras partes não viriam. Elas vem desse núcleo que é formado quando é trazida, e essas foram as minhas contribuições nesses pontos.”

Confiram a entrevista completa, em inglês sem legendas:

Encontre sua banda favorita