Bem-vindos ao Peso 90. Antes de começarmos, deixe-me dizer do que se trata isso exatamente. Tendo nascido em 1983, eu só fui começar a descobrir música, e a ter opinião própria a respeito, por volta dos anos 90. E como fã de rock e metal, essa década, para muitos é tida como ingrata para apreciadores do gênero. Constantemente associada com grunge e nu-metal, muitas vezes as pessoas esquecem de durante os anos 90 também saíram grandes artistas, álbuns e músicas que ainda hoje são tidos como referência. Não falo apenas de Pantera, Alice In Chains, Faith No More ou outras bandas que muitas vezes são citadas como ressalvas da época – lista essa, que geralmente é bem curta.
Este projeto – que está agora em sua quarta versão – tem como objetivo ajudar a enaltecer grandes trabalhos de bandas que fazem som pesado, que muitas vezes passou despercebido (ou caiu em esquecimento e obscuridade). Quando se fala dos anos 90 todos geralmente se lembram apenas dos grunges e pós-grunges, e de como aos poucos tudo isso ajudou (de alguma forma) levar todos nós ao Nu-Metal. Mas poucos parecem se lembrar que nos anos 90 várias bandas de death metal que iniciaram nos meados dos anos 80, começaram a consolidar suas carreiras e lançaram alguns de seus melhores trabalhos.
É claro que para o metal a década é meio desgraçada, quando pessoal se lembra de trabalhos como Load e Reload, ou alguns decepcionantes até de bandas como Kreator. Mas não quer dizer que havia apenas isso. E também não quer dizer que, fora as bandas oitentistas “pisando na jaca”, nada mais acontecia. Muitas bandas boas surgiram nesta década, e nem todas as bandas noventistas eram grunge. É sobre isso que se trata o Peso90.
Porém para fazermos isso, eis as regras:
- Apenas álbuns de bandas lançados entre 1990 e 1999. Isso quer dizer que, muitas das coisas do Nu-Metal ficarão de fora, exceto se a banda começou sua carreira nos anos 90 e lançou algum trabalho dentro desses 9 anos. Qualquer vertente de rock ou metal é válido.
- Não interessa se a banda surgiu e terminou na década de 90, ou se em décadas anteriores. Falaremos apenas de trabalhos dentro do prisma 90-99. O que também vale para bandas que surgiram nesta década, e estão ativas até hoje.
- Grunge e Nu-Metal podem acabar sendo resenhados dentro deste projeto – já que fazem parte da época em questão – mas não são o foco principal.
Uma vez estabelecidas as regras, vamos começar. E como ponta-pé inicial, escolhi um álbum considerado por muitos excelente, mas pouco lembrado pela maioria. “America’s Least Wanted” da californiana Ugly Kid Joe. Esta banda formada em Palo Alto, possui um som mais moderno, com uma vibe mais “relaxada” e usa de senso de humor ácido em suas letras. A sonoridade tem alguns feelings meio “funkeado” (cortesia do baixista Cordell Crocket), e riffs bem elaborados que misturam peso, mas ao mesmo tempo tem aquele apelo comercial.
O nome da banda surgiu como resposta/sátira à banda de Hard Glam “Pretty Boy Floyd”, e serviu para, abertamente, posicionar a banda contra a postura glam que predominava na Califórnia durante os anos 80. Os temas das letras eram meios cômicas, mas providas de uma acidez característica. O estilo de vocal de Whitfield Crane possui uma abrangência que ajudava a colocar a banda dentro do gênero do rock, ao mesmo tempo que tinha um flerte com pop/comercial. As músicas possuem solos bem elaborados, as vezes fritantes, mas podendo ser mais light e suave de acordo com a música.
A capa original do disco foi censurada, fazendo com que a banda usasse a segunda versão, que ajudou a torna-lo ainda mais icônico. Várias músicas deste álbum passaram a tocar nas rádios, e ganharam videoclipes na MTV com exibição regular. Porém a banda não ficou muito conhecida fora dos Estados Unidos, e não teve uma projeção muito boa fora do país. No entanto UKJ se tornou notória pela habilidade de seus músicos, e por ter bons contatos e influências musicais. Whitfield Crane era amigo de Lemmy Kilmister, e mais tarde viria gravar uma versão de Born to Raise Hell ao lado do Motörhead e Ice-T para a trilha sonora de Airheads.
A fluência do álbum é muito boa, passando por várias fases temos músicas mais pesadas, umas mais alternativas e outras bem lentas e possui 59 minutos de duração. Os destaques vão para: Neighbor, Goddamn Devil, Bury Bee, Don’t Go, So Damn Cool, Same Side, Cats in the Cradle (um cover de Harry Chapin), Everything ‘bout you e Madman. Ugly Kid Joe se tornou uma banda tão obscura dos anos 90 com o passar dos anos, que inclusive o cover de Cats in the Cradle que gravaram, já foi confundido como sendo o Guns N’ Roses por algumas pessoas. Talvez seja pelo timbre de Whitfield e Axl “serem meio parecidos”, embora eu não veja semelhança.
Klaus Eichstadt é o guitarrista e um dos principais compositores e arranjadores da banda, após o rompimento da banda, ele atuou como produtor música para diversas outros artistas de L.A. até quando por fim, a banda retornou ativa em 2010 se mantendo até presente momento. America’s Least Wanted é um daqueles álbuns pouco citado por muitos, mas lembrado por praticamente todos, geralmente envolvendo o sentimento de nostalgia. Um álbum prazeroso de se ouvir, e que lhe fará cantar algumas das letras junto e fazer “air guitar” nos solos. Altamente recomendável, para aqueles que, como eu, teve seu crescimento musical durante os anos 90.
TRACKLIST:
01 “Neighbor” – 4:45
02 “Goddamn Devil” – 4:55
03 “Come Tomorrow” – 4:55
04 “Panhandlin’ Prince” – 5:42
05 “Busy Bee” – 4:10
06 “Don’t Go” – 4:33
07 “So Damn Cool” – 4:26
08 “Same Side” – 4:51
09 “Cats in the Cradle” – 4:02
10 “I’ll Keep Tryin'” (Eichstadt, Alan Reed) – 4:59
11 “Everything About You” – 4:20
12 “Madman” – 3:37
13 “Mr. Recordman” – 4:06
LINEUP:
Whitfield Crane – Vocals
Cordell Crockett – Bass, backing vocals
Klaus Eichstadt – Guitar, backing vocals e vocal em “Mr.Recordman”
Dave Fortman – Guitar, backing vocals
Mark Davis – Drums