PEsado: documentário sobre a cena pernambucana na pandemia

Na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, será lançado o documentário “PEsado 2020 – O ano que nunca vai acabar” no canal oficial do programa “PEsado – Lapada para todos os gostos” da rádio recifense Frei Caneca FM, a partir das 19h.

Por 24 minutos, o curta, dirigido e roteirizado pelo jornalista Wilfred Gadêlha, apresentador e idealizador do projeto “PEsado”, falará sobre como a cena pesada pernambucana lidou com a pandemia da Covid-19, que parou todo a indústria de shows em todo o mundo, desde março de 2020, sob a ótica do programa. Além de Gadêlha, o filme também conta com a participação da jornalista Stefannia Cardoso, que também apresenta o “PEsado” na Frei Caneca FM, e do radialista e editor do projeto Gustavo Augusto.

A iniciativa conta com o apoio da Lei Aldir Blanc Pernambuco, da Fundarpe e do Governo do Estado de Pernambuco.

Wilfred Gadêlha, que criou o programa a partir do seu livro “PEsado – Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco”, tendo depois virado o documentário “PEsado – Que som é esse que vem de Pernambuco?”, falou sobre a experiência de realizar o programa durante a pandemia.

Optamos por usar a mesma lógica que a maioria dos programas que foram exibidos na mais recente temporada do programa, ou seja: a participação de convidados via remota. Isso foi uma constante em 2020. De repente, nos vimos impossibilitados de gravar presencialmente. Mas nos reinventamos, como os brasileiros foram obrigados a fazer“.

Wilfred também comentou:

Pra gente, foi importante saber que pudemos fazer algo. E que as bandas também fizeram o que estava ao alcance para não deixar a cena morgar“.

O editor Gustavo Augusto comentou:

Apesar de todos os problemas ligados à pandemia, pudemos experimentar um elemento comum ao radialismo, mas que ainda não tínhamos utilizado: as transmissões ao vivo. Aproveitamos a efervescência das lives em 2020 e conseguimos, do nosso jeito, ‘fazer rádio’, inclusive finalmente interagindo com o público em tempo real“.

E a jornalista e apresentadora Stefannia Cardoso declarou:

Fazer parte do Pesado foi, sem dúvidas, a realização de um sonho. Ninguém esperava que o mundo iria passar por uma pandemia na proporção da Covid-19 e tivemos uma responsabilidade ainda maior: trazer conteúdo e entretenimento em um momento tão delicado. Acho que a grande sacada do Pesado em 2020 foi o encontro de gerações dentro do programa, quebramos alguns esteriótipos e, consequentemente, o público percebeu a evolução do programa“.

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita