Não é de hoje que Minas Gerais é uma terra conhecida por ser fértil no surgimento de grandes nomes do heavy metal. Exemplos e subgêneros não faltam, como Sepultura, Tuatha de Danann, Sarcófago, entre outros. E em breve o prog metal ganhará mais um trabalho que já chama a atenção, antes mesmo de ser lançado. A banda Perfect Element, de Belo Horizonte, já é considerada por muitos headbangers da cidade como uma nova aposta do cenário mineiro.

Formada por Leonardo Rizzi (vocais e guitarra), Fil Ferrer (guitarra e vocais), Alan Curátola (baixo e vocais) e Flávio Batata (bateria e vocais), conhecidos músicos do cenário belo-horizontino, o grupo prepara um material inédito que promete uma inovação musical.

Leonardo Rizzi – Crédito: Rapha Garcia/ Barbara Paschoa

O fundador da banda, Alan Curátola destacou que o grupo surgiu de um anseio em produzir um trabalho autoral. Junto com Leonardo e Fil, as composições foram iniciadas e posteriormente, Batata entrou para o time. Assim, iniciou-se os passos para a produção.

A Perfect Element aborda em suas músicas a questão da racionalidade e significados. A busca de um sentido e uma lógica que rege tudo, explicou Batata.

“Bom, somos uma banda de progressivo, e no nosso caso, tudo que fazemos tem um porquê, um sentido, uma lógica que rege o todo. As referências são diversas e parte da diversão é imaginar que o público irá passar por todo um processo de descobrimento dessas relações”, disse.

Crédito: Rapha Garcia/ Barbara Paschoa

Show de estreia

Em novembro, surgiu a grande oportunidade para a Perfect Element finalmente se apresentar ao público de Belo Horizonte: na abertura do show da banda Norturnall e Mike Portnoy.

“A ideia desde o início era trabalhar apenas com autoral, focar em compor primeiro, desenvolver um público que se interessasse pelo nosso trabalho, lançar um álbum e só depois disso tudo começar a fazer shows. Em verdade, esse ainda é o nosso plano, porém a oportunidade de abrir para o Noturnall com Mike Portnoy e Edu Falaschi era irrecusável, portanto, abrimos uma exceção no planejamento”, disse Alan.

Alan Curátola – Crédito: Rapha Garcia/ Barbara Paschoa

A oportunidade surgiu por meio do vocalista Thiago Bianchi, que será o produtor do álbum de estreia da Perfect Element. De acortdo com Alan, o contato inicial ocorreu pela internet.

” Com uma semana de lançamento das redes sociais, os nossos vídeos, tocando em estúdio uma versão anterior da música A Daydream, alcançaram o Renato Godinho, do estúdio Fusão. Ele então mostrou o vídeo para o Thiago e ele gostou muito, entrou em contato e conversamos em seguida” destacou.

Fil Ferrer – Crédito: Rapha Garcia/ Barbara Paschoa

Após o show na Redemption Tour, a banda garante estar mais confiante para se apresentar ao público em 2020, visando não apenas os palcos mineiros, mas percorrer o Brasil. E o primeiro passo será o lançamento da música “A Daydream”, antecedendo a estreia do álbum.

“Não apenas existe mas também como é vasto e fiel o público do prog metal! E de fato é razoável se pensar que quando bandas gigantes do prog metal como Dream Theater e Symphony X vêm ao Brasil os shows ficam entupidos. Então, existir, os fãs de Prog existem, nosso trabalho é convencê-los de que merecemos sua atenção”, falou Alan.

Flávio Batata – Crédito: Rapha Garcia/ Barbara Paschoa

Link para demo: https://mailchi.mp/09eef883f14f/adaydream
Fanpage (Facebook): http://www.facebook.com/PerfectElementOfficial
Instagram: http://www.instagram.com/Perfect.Element.Official

Encontre sua banda favorita