Para o Pentrilox de Indianapolis, Indiana (EUA) o ano de 2025 foi bastante produtivo, pois em 25 de janeiro a banda liberou o EP “The Algorithm”. Tempos depois, em 1 de setembro, lançou o álbum “The Universe” com suas nove faixas. O norte-americanos poderiam até mesmo fazer um álbum duplo, já que um mês depois lançaram mais um álbum, o atual “Appalachian Echoes”. Esse, no entanto, vem com sete faixas, incluindo a melancólica “Wasteland Whispers” que ocupa a última posição no repertório. A banda que iniciou a sua jornada lançando singles em 2024, hoje goza de produção mais afiada e em constante evolução.
Com aderência constante no experimentalismo, o Pentrilox sempre constrói estruturas climáticas em suas músicas. O estilo cinematográfico, fantasioso e medieval são identidades constantes. Aqui, a imaginação vive em uma jornada infinita que nunca acaba. Escutar qualquer obra da banda é como embarcar em um sonho munido de asas para voar às alturas. Além disso, existe o fator metal que deixa tudo mais interessante com riffs de guitarra, pegada impactante e vozes versáteis que vão da mais operística até o poder gutural. “Wasteland Whispers”, por exemplo, possui tudo isso e mais um pouco, já que sua produção também se traduz em um trabalho perfeito.
De uma maneira mais detalhada, “Wasteland Whispers” faz emergir uma atmosfera nebulosa gerada pelos teclados. Isso são efeitos que cruzam a nossa mente até chegar ao subconsciente. Essa sessão representa a batalha interior que todos nós travamos ao encontrarmos, no autoconhecimento, o sentido para várias coisas. Uma verdadeira odisseia psicológica. Os riffs de guitarra que chegam pondo fim no clima tenso, pode representar a vitória no final da batalha ou a luz no final do túnel. Com o peso das bases o desespero que tentava vencer a luta parece ser dizimado pela poderosa pegada.
Muitos associarão o Pentrilox ao metal gótico, metal sinfônico, opera metal etc., mas o fato é que a banda consegue aglutinar tudo isso em uma só música. Suas orquestrações, seus arranjos, climas e melodia representam uma parte musical mutacional, enquanto que os vocais assumem um papel teatral. O heavy metal nessa história só deixa tudo mais interessante, pois é o fio condutor para dar mais sentido à composição. “Wasteland Whispers”, uma música que inspira mais pessoas a se permitirem ir fundo em suas imaginações, é um tema majestoso cheio de peso, elegância, sensibilidade e, ao mesmo tempo, visceral. Venha conhecer.
Ouça “Wasteland Whispers” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/share/1D4vMuLuqv
https://twitter.com/Pentrilox?t=Gzov4SEQuW78JZUizG-h-Q&s=09
https://www.youtube.com/channel/UCUjghvuCkfc0xhWw42eLiRw
https://www.instagram.com/pentrilox?igsh=MWo1MjFicGo5cGZocQ==