Pearl Jam: a inusitada composição de “Oceans”

Pearl Jam é uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos. Com mais de 30 anos de carreira, a banda é grande expoente da cena Grunge de Seattle da década de 1990, lançando grandes sucessos ao longo de sua contínua carreira. Seu disco de maior sucesso comercial segue sendo o Ten (1991), onde se encontra a maior parte dos grandes sucessos da banda. Entre as faixas, encontra-se Oceans que apresenta uma situação bem inusitada de sua composição.

A letra fora escrita por Eddie Vedder. A situação inusitada refere-se da forma que a música surgiu para o vocalista. Em uma entrevista, ele relatou:

Lembro-me de Oceans, alguém me pediu para colocar o troco no parquímetro para eles. Eu fui e fiz isso e depois eu voltei e a porta se trancou. Estava chuviscando e eu não estava vestido para um passeio na chuva. Eu tinha um pedaço de papel e uma caneta no bolso, e eles estavam tocando esta canção [dentro do estúdio]. Tudo o que eu ouvia era o baixo através da parede da janela que estava fechada com tábuas. Então, eu escrevi a letra ouvindo a linha do baixo e nem tinha escutado a música desde o início. Quando eu ouvi uma pausa, eu ia começar a bater na porta … tentando sair da chuva. Então, como eu estava fazendo aquilo, pensei: dane-se, eu poderia aproveitar e escrever alguma coisa.

Eddie Vedder

Claro que não se existe lugar certo e nem hora certa para se fazer uma composição, mas fica nítido que do lado de fora de um estúdio, chovendo, não é dos mais comuns. Talvez se o fato não tivesse ocorrido, a letra poderia ser outra, a mensagem poderia ser outra e a intensidade da faixa também.

E você, gosta do Pearl Jam? Já conhecia esta história? Abaixo segue a música Oceans para você aproveitar e conferir.

Encontre sua banda favorita