Pearl Jam: a história por trás da letra de Jeremy. Mãe do garoto quebra o silêncio após quase 30 anos do suicídio

A música “Jeremy“, presente no disco de estreia do PEARL JAM, “Ten“, é especial: além de ser uma bela canção, foi o primeiro videoclipe da banda veiculado na MTV, porém, conta uma história pra lá de sombria, a do garoto Jeremy Wade Dalle, um jovem de 16 anos que se suicidou na sala de aula, perante seus colegas.

Em 8 de janeiro de 1991, Jeremy chegou atrasado à escola, por volta das 9:45 da manhã. Então sua professora o pediu para que fosse até a direção da escola e pegasse uma autorização para que pudesse assistir a aula. Ao voltar, ele sacou um revólver 357 Magnum e disse suas últimas palavras:

“Senhorita, eu peguei o que tinha ido buscar”.

E colocou o cano da arma na boca, puxou o gatilho e acabou com a sua vida ali, diante de seus colegas incrédulos.

A história acabou virando música conhecida mundialmente e, quase 30 anos depois, Wanda Crane, a mãe do garoto resolveu se pronunciar: em entrevista ao canal WFAA, afiliada da ABC no Texas. E ela deu a seguinte declaração: “O dia em que ele morreu não define a sua vida. Ele era um filho, um irmão, um sobrinho, um primo, um neto, um amigo. Ele era maravilhoso”.

Ela segue contando sobre o dia do ocorrido: “Eu estava trabalhando quando soube da notícia. Não acreditei na hora. Eu estava em choque. Não poderia ser meu filho, eu iria pegá-lo na escola naquela tarde”.

Depois disso, Wanda passou a liderar um grupo em sua igreja, grupo este voltado para pessoas que estão sofrendo. Era uma forma de ela lidar com a dor pela perda do filho ainda muito jovem.

Como na letra escrita por Eddie Vedder, o garoto gostava de desenhar, tornando-se um talentoso artista já cedo: aos 7 anos ele havia ganho um prêmio por desenhar um elefante em tons de cinza.

A reportagem ouviu também Brittany King, colega de classe de Jeremy e que presenciou toda a cena. Ela diz que todos correram para o fundo da sala, com medo. E sobre a música, ela afirmou categoricamente:

“Eu fiquei com raiva quando eles escreveram esta música. Eu pensei: ‘Você não sabe, você não estava lá. Essa história não é exata'”.

Vedder, que escreveu a letra após ter lido no jornal a notícia do suicídio, já declarou em diversas entrevistas que sempre pensa no garoto quando canta. Já a mãe de Jeremy preferiu não se manifestar sobre a homenagem da banda.

Abaixo, você pode conferir o vídeo com as entrevistas, que foi veiculado no último dia 31. E mais abaixo, o videoclipe do PEARL JAM.

https://www.youtube.com/watch?v=MS91knuzoOA

Fonte: WFAA

Encontre sua banda favorita