De acordo com a Amplify, os advogados de Ozzy Osbourne responderam à moção da AEG para descartar suas reivindicações antitruste, chamando-a de “infundada nos fatos e na lei”. O cantor do Black Sabbath alegou que a AEG está usando uma prática chamada “block-booking” para forçá-lo a se apresentar no Staples Center, em Los Angeles, contra sua vontade.
Ozzy havia concordado em se apresentar na O2 Arena, em Londres, no dia 11 de fevereiro de 2019, como parte da turnê de despedida “No More Tours 2”, mas ele alega que a AEG acrescentou uma cláusula que dizia que se o vocalista se apresentasse em uma arena fechada a 40 km de Los Angeles que foi agendada pelo concorrente Live Nation durante a turnê, ele também teria que tocar no Staples Center, da AEG.
O advogado de Osbourne, Daniel Wall, com Latham Watkins, acusou a AEG de ser “monopolista” e tentou forçar Ozzy a tocar no local da AEG em Los Angeles em troca de um encontro londrino na arena.
Em sua moção para rejeitar a ação de Osbourne, a AEG disse que Osbourne não pode reclamar uma ação antitruste, já que a política vincula o promotor ao acordo, não ao artista.
Wall, desde então, apresentou uma réplica ao pedido de demissão, escrevendo que a AEG está enganando o tribunal e está plenamente ciente de que a política obriga os artistas a tocar em Los Angeles, às vezes contra sua vontade.
“De fato, a AEG representa erroneamente suas próprias práticas com relação ao requisito de subordinação que ela impõe”, diz a réplica de Wall. “O contrato formal de locação para a O2 referenciado no Staples Center Commitment exige que o promotor garanta que o artista se apresente na Staples quando estiver em Los Angeles.”
Anteriormente, a AEG disse à Billboard em um comunicado que a empresa “sempre trabalhou duro para colocar artistas em primeiro lugar. Ao mesmo tempo, devemos responder às ações daqueles com quem competimos, especificamente Live Nation e Madison Square Garden. Lutando por um nível de jogo no campo onde a concorrência seja justa em seu núcleo “.
Osbourne quer que um juiz invalide a cláusula em seu contrato que o obriga a se apresentar no Staples.
A Variety informou que a exigência da O2 / Staples da AEG surgiu em resposta a um desafio da MSG que descobriu que a empresa se recusava a registrar atos no Madison Square Garden se tocasse no Staples Center da AEG em Los Angeles, em vez do Fórum operado pelo MSG. Em resposta, a AEG informou que agentes e promotores que atuam no The Forum em vez do Staples não serão agendados na O2 Arena de Londres.
A última turnê mundial de Ozzy está prevista para durar até 2020.