Bobby “Blitz” Ellsworth, vocalista do Overkill, banda veterana de Thrash Metal dos Estados Unidos, foi entrevistado pela revista virtual Metal Maniac no último dia 17, durante a realização do festival Hellfest Open Air, em Clisson, na França. O bate-papo de 12 minutos de duração transcorreu sobre assuntos relativos à cena Thrash Metal, desembocando na emergência de novas bandas, na preservação da emoção do estilo e na renovação do público. Também foi abordado um assunto mais delicado, onde Blitz alega que a internet é uma faca de dois gumes e eventualmente desintegrará a cena Metal com as baixas vendas e a falta de pensamentos conflitivos nos gostos.
Blitz comenta: “Antigamente, a internet não existia, obviamente. Ela foi inventada enquanto o Overkill já existia; nós existíamos antes da Rede Mundial de Computadores. Eu acho que a internet é uma faca de dois gumes. Acho que, claro, é ótimo ter esse tipo de exposição e informação instantânea, e isso torna o mundo menor; essas são apenas qualidades óbvias que a internet tem.”
O vocalista, então, complementa: “Uma das coisas que as redes sociais conseguiram foi fazer as pessoas pensarem em linha exata ou paralela. Não há mais pensamentos conflitivos, que se opõem. Quer você seja fã de Metal, ou de Thrash, ou de Pop, ou de Jazz, a internet fornece o que você quer. Você considera isso como uma coisa que… não é apenas uma necessidade; é a forma como as coisas deveriam ser. De graça é a forma como deveriam ser. É claro, todos os meus amigos pensam dessa maneira também. Mas isso torna tudo isso certo? Não. E isso realmente prejudica a cena. Então é preciso encontrar maneiras de se reinventar. Então ao invés de reclamar, encaro isso mais como ‘beleza, temos que nos reinventar. Temos que nos aliar às pessoas certas. Temos que – como homens de negócios – focar no mercado’. Quem são os colecionadores? Quem quer os vinis? Quem quer aquilo? Então você tem que pensar diferentemente para conseguir sobreviver numa era com internet, porque a internet realmente será uma das razões pelais quais a cena eventualmente acabará. Ela consome a si mesma continuamente – só se devora, se devora, se devora. Ela te dá ótima repercussão, mas em um processo realmente lento, está desintegrando a cena.”
Outro assunto pertinente abordado foi a chegada do álbum sucessor de “White Devil Armory”, lançado em 2014. Blitz contou que o novo full-length sairá em outubro de 2016. As linhas de bateria e guitarra já estão gravadas, e quando voltarem aos Estados Unidos, finalizarão o contrabaixo.
Um dos maiores representantes mundiais do Thrash Metal, o Overkill está ativo desde 1980 e já lançou 17 álbuns de estúdio. São 36 anos levando música pesada ao mundo todo diretamente de Nova Jersey/Nova Iorque.
Confira a entrevista na íntegra: