Dizem que essa copa é a que tem menos interesse por parte da população brasileira, mas, sinceramente, de acordo com o número de narradores que aparecem no meu feed de notícias por segundo a cada jogo, discordo totalmente. Até eu que sou um ranzinza chato do contra do contrário do contrário, tô acompanhando, man!

Juntamente a essa chuva de cosplays do Galvão, me surgiu uma publicação onde tratavam da discussão sobre a diferença abissal entre os salários dos jogadores da seleção masculina e o das meninas da nossa seleção feminina. Isso me fez pensar bastante e chegar a uma inevitável conclusão: a culpa é do público! Sim, meus caros, a culpa de tudo é do público (eu sei que você deve estar achando esse texto muito estranho para os padrões da Roadie Metal, mas sossega aí e lê ate o final!), e sabe o motivo dessa minha afirmação? O futebol masculino é uma paixão que movimenta milhões em venda de ingressos, camisetas oficiais e piratas, chuteiras, figurinhas e até shampoos! Isso se deve ao fato de as pessoas lotarem os estádios e consumirem tudo que é tipo de produto, acompanharem os jogos e darem pitaco na escalação dos times! Se tiver um campeonato valendo um garrafão de Coca-Cola, dá público para assistir e vibrar como louco! Diferentemente do futebol feminino, que não recebe a mesma atenção, até mesmo do próprio público de meninas que reclamam da falta de apoio da mídia, ao mesmo tempo em que a grande maioria delas não vai aos jogos, só conhecem a Marta e não compram nem um esmalte da seleção.

Pera aí… eu acho, só acho, que alguém aqui começou a traçar o paralelo, juntar Tico com o Teco e identificou alguma semelhança entre futebol e underground, não foi? Pois é, meu caro leitor! Tudo, absolutamente tudo, gira em torno do todo poderoso money, “que é good e nóis num have”!  Para uma cena, seja esportiva ou musical, acontecer precisa-se de público fiel e apoiador, que vá aos pequenos jogos e pequenos shows, que vá dar uma sacada no jogo das meninas que resolveram bater uma bola, e que muitas vezes batem um bolão! Ou dos carinhas ali da esquina que estão cobrando cinco reais no ingresso e muitas vezes, fazem um som que não deixa a desejar em nada a nenhum Iron Maiden da vida aí! Entenda que não são os investidores que atraem os grandes públicos e sim o contrário.

Paz para todos e bons jogos!