Anos atrás, o fã de metal extremo viu surgir em Aarau (SUI), um nome que inovou na forma de tocar death metal. Ophelia’s Eye inseriu em suas músicas técnicas complexas e melódicas, não deixando de lado a sua brutalidade. Dessa forma, o EP “Fight for Us” (2021) desbravou um caminho que poucos trilhariam pela insegurança de seguir fora da curva. A evolução ficou ainda mais evidente com o lançamento de “Hopeless World” (2022), um EP mais técnico e melódico. Após mudança no elenco, os suíços planejam lançar mais um álbum – que se chamará “Catharsis” – que, de acordo com os dois sigles liberados, “Drowning in a Cloud” e “Burn a Wish”, virá com um direcionamento que para muitos poderá ser inesperado.
Um dos elementos responsáveis pela direção mais sofisticada da banda, é a vocalização mais agressiva. Com preenchimento e versatilidade alternando entre guturais e rasgados, o estreante Jan Brasser possibilitou a entrada da banda a um território mais exigente, que é o do metalcore. Na mesma proporção, os guitarristas Noah Peier e Corinne Ryter tiveram que ampliar seu limites, inserindo distorções em riffs mais complexos e solos mais elegantes. De maneira idêntica, a cozinha de Noé Beivi (bateria) e “Sandro Suter” (baixo) teve que se organizar de forma que a pegada soasse mais groove, além de manter o peso.
A primeira canção a ser publicada foi “Drowning in a Cloud” e, de cara, somos arremetidos a algo mais moderno com vocais limpos e agressivos se alternando, além de algumas bases de guitarra em estilo break down. Pelo que o grupo já vinha mostrando desde 2022, isso seria meio que esperado. O principal resultado dessa temática, reflete no amadurecimento do grupo que parece estar em constante crescimento. Outro resultado é a arregimentação de novos adeptos ao seu som, pois metalcore é uma vertente relativamente nova que atrai um público mais jovem.
Liberada recentemente pelas plataformas digitais, a segunda música “Burn a Wish” reafirma a posição de Ophelia’s Eye em seu grande cenário. Pesada igualmente a anterior, a música possui um intricamento que amplia as partes complexas. No entanto, o deslanchar das notas de guitarra transformam essa canção rica na fluidez. O resultado disso é uma satisfação duradoura e a perspectiva de que este quinteto lançará um álbum destruidor pela frente. Antigos e novos fãs ficarão contentes e com a audição rejuvenescida após se contemplarem com a proposta de novos elementos em “Catharsis”. Pelo menos isso é o que penso.
Ouça os singles “Drowning in a Cloud” e “Burn a Wish”:
Saiba mais em:
https://www.opheliaseyeband.com
https://www.facebook.com/OpheliasEye
https://opheliaseye.bandcamp.com/releases
https://www.youtube.com/channel/UCbjS6XboKmu5ioBL3RX7IzQ