Mikael Åkerfeldt diz que a  banda OPETH começou seu próprio selo por causa de problemas com  a Roadrunner

O álbum Sorteress de 2016 da Opeth foi o primeiro lançamento da banda através de seu próprio Selo, o Moderbolaget Records.

O álbum foi licenciado através da Nuclear Blast Records e a Moderbolaget Records tem um acordo de publicação com a empresa britânica Kobalt, por isso parece seguro assumir que a banda está em um lugar muito bom com o empreendimento.

Por que deixar as principais etiquetas no final do jogo? Opeth lançou 11 álbuns de estúdio e um punhado de outros lançamentos através de vários grandes selos, mas, de repente, em 2016, a banda decidiu sair do jogo.

De acordo com o líder Mikael Åkerfeldt em entrevista à Overdrive, tudo isso decorreu de uma experiência ruim com o Roadrunner Records. Åkerfeldt diz que ele simplesmente não estava interessado em assinar outro contrato com outro grande rótulo depois que seu contrato expirou com a  Roadrunner e queria alguma maneira de que Opeth liberasse livremente seus próprios álbuns.

Sim, quero dizer, não estamos em nenhum nivel do Metallica ou qualquer coisa assim (rindo). Para ser sincero, nós realmente nunca pedimos a ninguém que nos diga o que fazer ou nos pressionar no que diz respeito ao processo criativo da música e, se alguém já tentou no passado ou no presente, simplesmente lhes dizíamos que “Que se fodem”

Essas coisas acontecem cena musica. E como temos uma base de fãs que praticamente é da nossa faixa etária, felizmente, ele que nos faz continuar e fazer do nosso próprio jeito.

Não é porque criamos a Moderbolaget que é simplesmente se livrar de controles de uma modo geral, mas foi uma progressão natural para todos nós. Nós não olhamos para o SELO como sendo o  Swan Song [Led Zeppelin] ou Apple [The Beatles] ainda! [rindo]

Tivemos uma experiência ruim durante os últimos anos com Roadrunner e realmente simplesmente não queremos assinar outro contrato deles.  Quando terminamos com o Roadrunner, o pensamento de entrar em um acordo com outro rótulo simplesmente não caiu bem.

Ai me perguntei:

Por que devemos assinar um novo contrato? Será para algo como 10 álbuns? Isso vai me levar aos meus 60?” Tenho 43 anos agora e simplesmente não vi o apelo de seguir essa estrada neste momento da minha vida.”

Então, descobrimos que “vamos começar o nosso próprio SELO” e, se recuperarmos os direitos de alguns dos registros mais antigos do rótulo, então seria fantástico, pois podemos colocá-los por conta própria, assim como nossos  próprios projetos paralelos. Ninguém pode nos dar nenhum problema se quisermos convidar outros álbuns ou se quisermos que outros músicos trabalhem conosco. Isso nos permite obter uma liberdade muito mais criativa, que nem sequer começamos a usar, pois estamos tão ocupados que colocamos Sorceress.

As possibilidades são infinitas com o novo SELO . Poderíamos inscrever nossas próprias bandas, criando uma lista de artistas totalmente exclusiva e tornando-se um terno e uma gravata (risos). Então, sim, simplesmente não vimos o ponto em assinar com outro rótulo quando poderíamos ter o nosso.

A indústria discográfica, como parece, não é um bom lugar agora, de qualquer forma, acabamos por olhar para várias opções e, deste, veio um acordo de publicação com uma empresa no Reino Unido chamada Kobalt, que gosta de um investimento de 50/50 com 50 / 50 acordo sobre os retornos. Nós estávamos olhando para algumas ofertas como essa para licenças de negociação, basicamente, empurrar toda a questão de contatos de registro no ralo, começar a gravadora e ao fazer isso veio o contrato de licenciamento com Nuclear Blast.

Site oficial: http://www.opeth.com/

Facebook do Selo: https://www.facebook.com/ModerbolagetRecords/

Encontre sua banda favorita