Após dezoito anos comandando as baquetas do Obskure, Wilker D’Angelo (Facada) se despede do grupo. O baterista não estava mais conseguindo conciliar a agenda de outros trabalhos com os compromissos da banda. “Não projetei muita coisa depois desse desligamento, era mesmo só o trabalho que estava consumindo muito o meu tempo”, disse o músico que continuará tocando no Facada, banda que ele ajudou a fundar e que esteve fora por um ano. “O Facada é a banda do coração, eu voltei, mas já falando que tem que ser ‘de pianinho’ (N.R.: ele quis dizer: com calma), não rola fazer ‘tour’ grande, enfim, selecionar mais os shows e tal…”, argumenta. Wilker ainda trabalha profissionalmente ao lado do baixista fundador do Obskure, Jolson Ximenes, na banda Os Transacionais que aborda temas antigos da música brasileira numa roupagem moderna. “Transacionais é a banda que é minha profissão, meu trabalho. Não posso largar nunca”, desabafa.
Quem dará continuidade ao trabalho deixado por D’Angelo será o baterista Mardônio Malheiros (ex-Burning Torment). Mardônio já tinha feito parceria com Germano Monteiro (vocal Obskure) quando este fizera parte do Burning Torment. Também o baterista já havia feito um show com os “obscuros” mesmo antes de sua efetivação na banda, no “III Festival de Rock, Reggae & Blues da Ibiapaba”, Ipu/CE, no dia 07 de setembro de 2015. “O Mardonio fez um show conosco no festival do Ipu. Gostamos muito da postura dele, é um grande batera que tem tudo para crescer no estilo”, comenta Amaudson Ximenes, guitarrista fundador do Obskure, justificando a escolha do músico que teve indicações tanto de Wilker como de Germano. “Os caras gostaram do meu trabalho quando fomos tocar no Ipu. Agora tentar substituir o D’Angelo será um desafio e tanto. O cara é uma influência pra muito batera de Metal não só a nível local, mas nacional mesmo. Sempre me impressionei vendo-o tocar”, declara Mardônio.
O próximo passo agora será a produção de um novo videoclipe e preparativos para a gravação de mais um álbum completo. “Estamos com material para trabalhar com intuito de lançamento no ano que vem. Estávamos com os horários muito limitados, mas agora vai dar certo”, alegra-se Germano.
O Obskure atualmente conta com os ‘full lengths’ Overcasting (1997) e Dense Shades Of Mankind (2012), Live In SESC 2006 (DVD), Obskure 25 anos (DVD) e relançamentos em vinil 7”EP das demos Opressions In Obscurity (1992) e Uterus In Grave (1990), este último em ‘split’ com Confused Mind da banda paulista No Sense.
Contato: