Em uma nova entrevista para o Consequence, o baterista do IRON MAIDEN , Nicko McBrain, foi perguntado se ele e seus colegas de banda equilibram no MAIDEN uma visão criativa com as expectativas elevadas dos fãs. Ele respondeu: “Claro, temos os melhores fãs do mundo. Temos os melhores críticos e também alguns dos críticos mais estúpidos do mundo. [Mas] tenho que ser honesto, somos uma banda muito egoísta e motivada. Amamos nossos fãs. Quando saímos em turnê, é quando pensamos em vocês: O que vocês querem ver? Mas não é a principal motivação. Porque se você se perder nesso mundo … ‘O que você acha que todos esses fãs querem ver?’ … Você terá diferentes fãs e atitudes em diferentes partes do mundo. Vocês são todos uma grande família, mas digamos que a América do Sul … eles podem querer ouvir certas músicas mais antigas ou o que seja. Mas do ponto de vista do álbum, quando vamos para o estúdio, sinto muito, nenhum de vocês lá fora sequer pensou um milésimo de segundo sobre. Por favor, não se ofendam, nenhum de vocês aí. Nós apenas escrevemos o que nós – naquele momento naquele estúdio, naquele círculo do sol, se você quiser, onde estamos nessa época de nossas vidas – inventamos. Há muita pressão sobre os escritores, mas todos tendemos a ser capazes de sugar essa pressão. Como uma bomba atômica, temos esse núcleo, então explodimos dentro da música. Depois que a música é escrita, é onde então explodimos dentro da música. Depois que a música é escrita, é onde então explodimos dentro da música. Depois que a música é escrita, é onde o MAIDEN ganha vida e nós o tornamos nosso. “
Nicko acrescentou: “Os fãs, realmente pensamos em vocês principalmente quando estamos montando turnês e no aspecto visual disso. Mas somos muito egoístas. Fazemos isso por nós mesmos, na verdade. E sabemos muito bem do que vocês gostam , então é aí que vocês entram nisso. “
O cantor do MAIDEN , Bruce Dickinson, já tocou nas expectativas dos fãs em uma entrevista de 2017 para a Fortune, enquanto discutia a importância de tocar novas músicas ao vivo. Ele afirmou na época: “Se você tirar vantagem deles [fãs], ao servir a mesma coisa a cada turnê, você pode esperar que alguns deles vão embora. Isso é apenas uma banda se tornando uma banda de karaokê. Se você não está fazendo música nova, por que se preocupar? Não compartilhamos a ideia de que ir e fazer estádios, tocar músicas de 30 anos de idade, é um sucesso. É apenas ganhar dinheiro. “
Quando questionado sobre os fãs que querem que eles toquem apenas as músicas clássicas dos anos 1980, ele disse: “Isso é difícil. Nesse caso, não venha.”
Em uma entrevista de 2016 para o The Music , o baixista do IRON MAIDEN Steve Harris admitiu que as canções do então último álbum da banda, “The Book Of Souls” , não estavam indo tão bem quanto o material anterior do MAIDEN . “É como qualquer nova turnê com novas canções; você não vai receber a reação que as coisas antigas conseguem”, disse ele. “É sempre assim quando você está tocando coisas novas. Talvez um dia algumas delas sejam consideradas uma grande parte do set, assim que as pessoas as conhecerem mais. Mas eu acho que é realmente importante empurrar suas novas coisas ; mantém as coisas atualizadas. “
“Senjutsu” , o primeiro álbum do IRON MAIDEN em seis anos, foi lançado em setembro. Foi gravado em 2019 em Paris com o produtor de longa data Kevin Shirley e co-produzido por Harris .
Para “Senjutsu” – livremente traduzido como “tática e estratégia” – a banda mais uma vez convocou os serviços de Mark Wilkinson para criar a arte da capa com tema Samurai espetacular, baseada em uma ideia de Harris .
“Senjutsu” alcançou a posição número 3 na parada da Billboard 200, ficando acima até mesmo dos primeiros clássicos da banda, como “Powerslave” e “The Number Of The Beast” . Quase 90 por cento das 64.000 unidades de álbum equivalentes do LP obtidas vieram puramente de vendas de álbuns. O álbum duplo aclamado pela crítica estreou um lugar acima de “The Book Of Souls” de 2015 e “The Final Frontier” de 2010 , que alcançaram a quarta posição.
“Senjutsu” foi o 13º álbum do MAIDEN e ficou no Top 40 dos Estados Unidos. De acordo com a Billboard , “Senjutsu” registrou a segunda maior semana de 2021 para um álbum de hard rock em unidades de álbum equivalentes ganhas e em vendas de álbuns tradicionais.
“Senjutsu” liderou as paradas em vários países europeus após seu lançamento, incluindo na Bélgica, Finlândia, Alemanha, Itália, Suécia e Suíça.