Polarização política, vírus por todos os lados, pandemia, epidemia, destruição em massa, guerras… O mundo passa por um momento tenso, onde essas catástrofes parecem intermináveis e, pior, surgirem ainda mais. Chega a ser angustiante pensar nisso tudo, principalmente se formos pensar que aqui o negócio é a música.
Mas é impossível não mencionar nossa triste realidade para situar o ouvinte do que se trata o novo EP do Sick Jokes, “The Great Hereafter”. Pois trata-se de uma verdade trilha sonora do caos, se encaixando perfeitamente ao inferno na terra em que o mundo se encontra.
O coletivo de Austin, Texas, é formado por especialistas da música industrial, e aqui extraem o melhor do estilo, mesclando com o metal e a música eletrônica da forma mais insana que o ouvinte irá encontrar. Se você se chocou ao ouvir discos do Ministry e Nine Inch Nails, passará e vê-los como pesos pena perto do que é encontrado em “The Great Hereafter”.
São quatro faixas e dois remixes. A faixa título dá as boas-vindas (ou seria as más?), já cheia de intensidade e raiva. Com uma batida enlouquecedora, entrega riffs de guitarras marcantes e já mostra que os caras não estão pra brincadeira. “This Is The End” traz um som mais ambientado e com uma leve melodia, guardadas as devidas proporções, com uma batida mais cadenciada.
Enquanto isso, “Lunatic Fringe”, que conta com Plasmic nos vocais, mostra o quanto o Sick Jokes pode ser versátil. A canção, que abandona os vocais masculinos gritados e ganha vocais femininos, é mais viajante, mas não perde o teor industrial, que faz cama para os sintetizadores atmosféricos. “Outage” é uma coleção de efeitos, ruídos e batidas, com uma repetição vocal, podendo ser considerada uma ‘outro’.
“The Great Hereafter” e “This Is The End” ganharam versões remixadas, pendendo mais para a música eletrônica, mas incrivelmente sem perder o peso. E o EP é produzido por ninguém menos que John Fryer (This Mortal Coil, NIN, Depeche Mode, Black Needle Noise). Cuidado se tiver ouvidos sensíveis:
https://sickjokesnew.bandcamp.com/