Neste próximo fim de semana, a casa que abriu suas portas para o underground, mais precisamente para o punk e hardcore, irá encerrar suas atividades. Inaugurada no dia 18 de outubro de 1998, a casa apresentou ao cenário nacional grandes bandas do estilo como CPM 22, Dead Fish, Sugar Kane e Hateen. Para que tudo seja encerrado da melhor maneira possível, bandas que marcaram história com shows inesquecíveis na casa estão fazendo seus shows por lá e no dia 23 de dezembro de 2017 a casa terá seu show de encerramento: CPM 22 – Os últimos serão os últimos.

O nome escolhido pela banda CPM 22 para o show tem um motivo óbvio: ela foi a primeira banda a se apresentar na casa. Na verdade, o programado não era este. Na inauguração, estava previsto que 3 bandas se apresentariam: Imperpheitos, de Santos, CPM 22 e Gritando HC (que fecharia a noite), mas quem deveria realmente abrir o evento e, consequentemente, a casa era a banda de Santos; por problemas de trânsito e logística, acabaram se atrasando e fazendo com que a banda de Badauí tivesse a honra de fazer a estreia do lugar. Agora, 19 anos depois, a mesma banda terá a honra de ser a última a se apresentar por lá.

Marco Alemão, dono da casa, disse que não quis mudar a essência do local. Bandas covers e baladas com Dj’s não fazem o perfil do local, segundo ele. Sendo assim e tendo uma média de público baixa nos últimos tempos, Alemão achara melhor encerrar as atividades. Com a baixa do rock e, principalmente, do rock autoral na grande mídia, poucos jovens têm interesse em buscar eventos com música do tipo, fazendo com que a procura por casas como o Hangar 110 seja cada vez menor.

O último grande movimento do rock aconteceu junto com a inauguração e atividade da casa: no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, bandas como Dead Fish, Hateen e CPM 22, entre outras, tiveram grande destaque no cenário nacional e na grande mídia. Era comum colocar na MTV e poder acompanhar videoclipes destas bandas. Mas com o passar dos anos, a cena acabou não se sustentando e tendo hoje alguns poucos representantes ainda ativos.

Nesta última semana de shows da casa haverá eventos todos os dias. Segunda-feira (dia 18/12/17) o show ficou por conta do Dead Fish. Na terça-feira (dia 19/12/17) o show ficará por conta da banda Sugar Kane. Na quarta-feira (dia 20/12/17) a banda NX Zero se despede da casa. Na quinta-feira (dia 21/12/17) terá um show extra da banda Dead Fish, também encerrando sua participação na lendária casa. Na sexta-feira (dia 22/12/17) a banda Hateen fará sua despedida da casa e, para encerrar com “chave de ouro”, fará a gravação de seu primeiro DVD neste show de despedida. No sábado, último evento da casa que certamente fora referência para toda uma geração, a banda CPM 22 tem a responsabilidade de encerrar as atividades do local.

Bandas como New York Dolls, Garage Fuzz, Inocentes, Hateen, Replicantes, Ratos de Porão, Cólera, Exploted, Dead Fish, NX Zero, Dance of Days, Street Bulldogs, Blind Pigs, The Toy Dolls e CPM 22 tiveram a oportunidade e honra de fazerem shows no local que, em breve, ficará apenas na história e na lembrança dos amantes do estilo. A casa que marcara época na Rua Rodolfo Miranda, 110, no bairro Bom Retiro em São Paulo – SP fechará suas portas e com elas muitas lembranças ficarão guardadas de ótimos shows e de um movimento musical inesquecível.

https://www.youtube.com/watch?v=AHv60nXwUvw

O rock ainda não morreu, mas ver locais como este que sempre apoiaram o movimento, encerrando suas atividades por falta de público nos traz uma reflexão: será que estamos dando apoio suficiente ao cenário underground nacional? Ou ainda estamos apenas consumindo e gastando cifras astronômicas em shows internacionais em festivais caríssimos? Ir a um não impede de ir ao outro. A questão é: estamos fazendo certo?

Para mais informações, basta acessar o site da casa:

Home

Encontre sua banda favorita